Jean Jacques Rousseau (1712-1778) foi um destacado filósofo social e escritor suíço. O mais radical e popular dos filósofos que participaram do movimento intelectual do século XVIII – o Iluminismo.
30 de maio de 1778
Foi educado por um pastor protestante. Em 1724, com 12 anos, iniciou seus estudos. Nessa época, já escrevia comédias e sermões. Levava uma vida errante na tentativa de afirmar-se numa profissão: foi relojoeiro, aprendiz de pastor e gravador.
É exatamente aí que a educação ocuparia um lugar crucial, pois, para Rousseau, caberia ao educador, por meio da transmissão de valores de civilidade, despertar a consciência dos homens para a vontade geral. A força do contrato social estaria, então, diretamente ligada ao papel reservado à educação na sociedade.
Considerava como natureza, os fenômenos do estado original, primitivo e puro, ou seja, a criança não era responsável nem culpada por nada, vivendo então seu maior período de felicidade, pois nasceu pura para ser desenvolvida.
Que aprendam aquilo que deverão fazer quando homens, e não o que devem esquecer (ROUSSEAU, Discurso sobre as ciências e as artes). aspectos problemáticos. A determinação de uma essência natural para o ser humano é afirmada ao mesmo tempo em que a desigualdade é vista como um produto da ação humana.