O equilíbrio ou estabilidade postural é um termo usado para descrever o processo por meio do qual a posição do corpo se mantém estabilizada, quando o corpo está em repouso (equilíbrio estático) ou quando está em movimento (equilíbrio dinâmico).
Este exercício físico consiste em realizar elevações do calcanhar desde o chão até ao ponto mais alto que conseguirmos e promove a ativação das estruturas do pé (articulações do pé, tornozelo e músculos do pé e da perna).
auxiliar na tomada de decisão e conduta clínica de forma adequada; determinar os recursos e modalidades terapêuticas indicadas para cada caso específico; prevenir lesões.
O que é? Teste de avaliação da mobilidade funcional, cujo desempenho está relacionado com o equilíbrio, marcha e capacidade funcional do idoso, podendo indicar seu grau de fragilidade. Objetivo: Avaliar risco de quedas.
Consiste na observação da marcha, do aparecimento de tontura/vertigem com as mudanças de posição ou através da estimulação do labirinto com um pequeno jato de ar morno e frio. O exame é indolor e dura cerca de uma hora.
Um teste Romberg positivo sugere que a ataxia (falta de coordenação) é de natureza sensorial, ou seja, depende da perda da propriocepção. Um teste Romberg negativo sugere que a ataxia é de natureza cerebelar, ou seja, depende de disfunção localizada do cerebelo.
Na prova de index-nariz, o paciente deve tocar o indicador na ponta do nariz e estender o braço, repetindo o movimento diversas vezes. Na prova index-index, o alvo é o próprio dedo do examinador, que muda de posição quando o indivíduo está levando seu dedo ao nariz.
Anamnese, nível de consciência, reflexos, equilíbrio e sensibilidade são algumas etapas do exame neurológico. Traumas, concussões, suspeita de tumores ou AVC (acidente vascular cerebral) podem motivar a avaliação, que também costuma ser realizada em pacientes internados.
O tono muscular é avaliado pela palpação dos músculos, movimentação passiva dos membros e balanço passivo de extremidades.