O eneagrama é uma figura geométrica de nove pontas que funciona como símbolo processual. Cada uma de suas pontas representa um tipo psicológico básico correspondente a formatos de personalidade.
O indivíduo de Eneagrama 1, estará dentro de um dos dois Subtipos: 1w9 (Um Asa Nove – O Idealista) ou 1w2 (Um Asa Dois – O Advogado). Nas pessoas deste subtipo, o idealismo do Um é aumentado e reforçado pela asa Nove.
Para aplicar o teste de eneagrama, os psicólogos fazem uma série de perguntas para os indivíduos analisados. Com base nas respostas para questões-chave, os profissionais conseguem identificar o tipo de personalidade de cada pessoa.
O indivíduo de Eneagrama 9, estará dentro de um dos dois Subtipos: 9w8 (Nove Asa Oito – O Buscador de Conforto) ou 9w1 (Nove Asa Um – O Sonhador).
No ambiente empresarial, o eneagrama é particularmente útil para os gestores e líderes, que podem utilizá-lo não só como uma ferramenta para o autoaperfeiçoamento, mas como uma forma de melhor compreender as motivações de seus colaboradores, conhecer seus pontos fortes e fracos de personalidade, capacidade de liderança ...
Cada um possui um padrão de comportamento e o Eneagrama nos dá ferramentas para identificar como são os das pessoas a nossa volta. Reconhecendo suas motivações e pontos de stress, conseguimos lidar com mais facilidade com as pessoas, seja para motivá-las ou causar não conflitos desnecessários.
Como são as pessoas do tipo 9 do Eneagrama? Ele tenta sempre entrar em um consenso, para evitar desentendimentos. Por isso, possui muita dificuldade de falar não ou mesmo para dar a opinião sobre os assuntos, até aqueles que podem parecer simples. Qualquer opinião contrária pode causar conflitos, e o 9 só quer paz.
Dificilmente as pessoas do tipos 2 do eneagrama aceitam ajuda. Na maior parte do tempo estão procurando situações em que possam ser úteis e fazer o bem à alguém. Portanto se você convive com esse eneatipo, procure fazê-lo ver suas próprias necessidades e se mostre disposto em ajudar a supri-las.
Uma ASA é um “vizinho” que está a esquerda ou a direita do seu Tipo. Observando cada um dos nove tipos distribuídos na circunferência do símbolo, percebemos que cada número do tipo tem um vizinho à esquerda e ouro à direita, que são chamados de asas laterais.
Asas: elas são recursos que cada tipo tem, que são os tipos presentes dos lados esquerdo e direito. Como se o principal abrisse uma grande asa e envolvesse quem está do lado. As asas são recursos mais fáceis de se desenvolver, por isso todo processo de desenvolvimento começa por elas.
O tipo 7 faz parte da Tríade Mental, juntamente com os tipos 5 e 6, na qual os três possuem o medo como emoção central e a cabeça como centro de energia. Dos três tipos da Tríade Mental, o 7 é o que “ignora” o medo e ressignifica a dor em nome do prazer.
O tipo 7 pode ter dificuldade em manter o foco e a rotina quando a atividade (ou mesmo a pessoa) deixa de ser interessante. Aprender a ficar na dor e no desprazer é de grande importância para que a pessoa do tipo 7 consiga realizar seus sonhos – e não apenas sonhar com eles.
As pessoas que adotaram o Tipo 6 são centradas na ação ou na emoção, visando ao controle. São atentas e desconfiadas, embora não necessariamente expressem isso. Preferem se preparar a atirar-se de improviso. O vício emocional é o Medo, que, por ser inconsciente, é justificado com a auto-imagem de precavido e realista.
7 Dicas de Como Ter Personalidade Forte e Marcante
Melhorar a personalidade é possível e com as 5 atitudes a seguir você saberá como!
Como são as pessoas assustadoras