O Programa de Inovação Educação Conectada do Ministério da Educação tem o objetivo de apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade, por via terrestre e satelital, e fomentar o uso de tecnologia digital na Educação Básica.
Assinale todas as alternativas que achar pertinente.
2Quais as dimensões envolvidas no desenvolvimento de competências relacionadas à formação docente para uso de TICs? Marque todas as opções corretas · Dimensão pedagógica. · Dimensões de planejamento e responsabilidade. · Dimensão da gestão da comunidade.
A importância da internet na escola pode ser mais proveitosa se professores e educadores de uma forma geral estimularem seus alunos à pesquisa. A promoção da pesquisa é muito comum nas universidades, mas deveria ser padrão desde a infância. A internet ajuda nisso, pois cria ferramentas e conteúdos para tal.
Benefícios do acesso à internet Criação de novos métodos de comunicação e socialização. Novos modelos de negócios e indústrias. Melhores condições de trabalho tanto para as empresas quanto para os trabalhadores. ... Uso da internet pelo governo, aumentando a atividade econômica e o desenvolvimento social.
O uso das redes como forma de interação no processo educativo amplia a ação de comunicação entre aluno e professor e o intercâmbio educacional e cultural. Educar com o auxílio da Internet remove o isolamento da sala de aula e acelera a autonomia da aprendizagem dos alunos em ritmos próprios.
Ajuda na adaptação a ritmos diferentes: a Internet permite a pesquisa individual, em que cada aluno vai no seu próprio ritmo, e a pesquisa em grupo, em que se desenvolve a aprendizagem colaborativa. Na Internet, também desenvolvemos formas novas de comunicação, principalmente escrita.
A Internet pode ajudar o professor a preparar melhor a sua aula, a ampliar as formas de lecionar, a modificar o processo de avaliação e de comunicação com o aluno e com os seus colegas.
Entre todos os meios de comunicação existentes a internet é a principal, pois possibilita acesso sem restrições e favorece a dispersão de notícias em curto espaço de tempo. Essa facilidade de informação coloca em risco certos grupos políticos.
No entanto, apesar da alta conectividade, poucos ainda utilizam a internet em seu amplo potencial pedagógico: segundo a pesquisa, as principais atividades feitas com apoio da rede são pesquisas escolares (59%), trabalhos em grupo (54%) e exposição simples de aulas (50%).
É interessante dizer que o papel do professor diante das novas tecnologias é mais do que ensinar, é possibilitar aos alunos acesso aos recursos tecnológicos, acompanhando-os, monitorando e viabilizando a discussão, a troca de ideias e experiências para aquisição do conhecimento.
Podemos afirmar que a internet gerou uma "inteligência coletiva" tendo em vista que ela permite que todos contribuam com o conhecimento a ser construído e debatam sobre as possibilidades que ela traz. e) Estimular o pensamento crítico e o desenvolvimento da linguagem dos alunos.
Ao usar a internet em sala de aula o professor encontra diversos desafios, devendo incentivar os alunos a refletir sobre o que vão encontrar na rede, orientando-os a não fazer leituras superficiais, explicando como a atividade deverá ser feita e ensinando-os como sabe se uma informação é ou não confiável.
Os docentes podem utilizar os recursos digitais na educação, principalmente a Internet, como apoio para a pesquisa, para a realização de atividades discentes, para a comunicação com os alunos e dos alunos entre si, para a integração entre grupos dentro e fora da turma, para publicação de páginas web, blogs, vídeos, ...
10 principais desafios dos professores
A dificuldade de ensinagem pode ainda acontecer quando o aluno traz hipóteses e perguntas, acionado a falta (de conhecimento, de preparo, de competência), ou ainda, outras faltas de ordem afetiva, levando o professor a se sentir ameaçado e desestabilizado.
Entenda a seguir.
Para se tornar professor há caminhos diversos. Para ser professor de ensino fundamental I (1º ao 5º ano) exige-se a formação em pedagogia. Para a regência no ensino fundamental II (6° ao 9° ano) e ensino médio é necessária a licenciatura em ciências ou letras, matemática, química história, geografia etc.