Os cnidoblastos ou cnidócitos são células urticantes presentes nos celenterados ou cnidários, principalmente nos tentáculos. ... Exemplos de animais com cnidoblastos: Água-viva. Anêmona do mar.
Células urticantes são células queimantes, que em contato com a presa lançam um filamento com substâncias tóxicas. Presente nos Cnidários os quais são exemplos: Medusas e Anêmonas-do-mar. O nome da célula urticante presente nos cnidários é cnidoblasto ou cnidócito.
Algumas células epidérmicas apresentam-se modificadas: são os cnidócitos. Observe o esquema: Cada cnidócito possui uma cápsula - o nematocisto - que abriga em seu interior um tubo filamentoso enovelado, portador de um líquido urticante. ... Assim, os cnidócitos servem para a captura de alimentos ou para a defesa do animal.
A célula típica dos cnidários é o cnidócito, que são células presentes na epiderme (principalmente tentáculos) que possuem função de defesa e captura das presas, pois quando estimuladas disparam um filamento (nematocisto) que penetra na pele da vítima e injeta toxinas paralisantes.
O tamanho das células depende de sua área e volume, já a forma possui um modelo de acordo com a sua função. A forma e a função são determinadas por meio dos genes. ... Cada célula possui um modelo de acordo com a sua função, e desse modo forma e função são conferidas por meio dos genes.
A célula é a maior parte dos seres vivos com forma e função definida.
É comum dizer que uma célula é composta por três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Essa informação, no entanto, é incorreta quando analisamos alguns tipos de células. Todas as células possuem membrana plasmática e citoplasma, mas o núcleo é estrutura ausente em células procariontes.
A organização adequada de organelas, proteínas e outras moléculas em cada região permite que os componentes de proteínas individuais funcionem de forma harmônica, gerando efetivamente processos subcelulares individuais que culminam em uma função celular global.
Compreende-se aqui toda a escala, desde o átomo como menor elemento até os sistemas, que compõem um único indivíduo. Algumas das áreas responsáveis por esses campos de estudo são: Fisiologia (estudo dos sistemas fisiológicos);
É comum dizer que uma célula é composta por três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma enúcleo. ... Todas as células possuem membrana plasmática e citoplasma, mas o núcleo é estrutura ausente em células procariontes. Nesse tipo celular, o material genético está disperso no citoplasma.
DNA nuclear é a etrutura responsável pela hereditariedade. O lisossomo é é capaz de digerir e destruir organelas da própria celula.