A Filosofia lida com o conhecimento e com o pensamento de maneira abstrata, crítica e conceitual. A Filosofia é uma forma do pensamento se desdobrar sobre si mesmo. De maneira conceitual e abstrata, a Filosofia preza, muitas vezes, por um rigor metodológico parecido com o rigor científico.
O objetivo da filosofia é tornar o pensamento crítico, através de reflexões até mesmo sobre as situações cotidianas que afetam a vida das pessoas. O pensamento filosófico tem como base o questionamento do por que as coisas são daquela forma.
A função essencial da Filosofia da Educação consiste em acompanhar, criticamente, a atividade educacional de forma a explicitar os seus fundamentos, esclarecer a função e a contribuição das diversas disciplinas pedagógicas e avaliar o significado das soluções escolhidas.
Filosofia é um campo do conhecimento que estuda a existência humana e o saber por meio da análise racional. Do grego, o termo filosofia significa “amor ao conhecimento”. ... Os principais temas abordados pela filosofia são: a existência e a mente humana, o saber, a verdade, os valores morais, a linguagem, etc.
A filosofia, como expoente do conhecimento racional pensado de maneira sistemática, surgiu na Grécia em meados do século VI a.C. Essa nova ciência surgiu a partir da necessidade de explicar o mundo de maneira racional.
A filosofia nasceu na Grécia antiga, no início do século VI a.C. Tales de Mileto é reconhecido como o primeiro filósofo, apesar disso, foi outro filósofo, Pitágoras, que cunhou o termo "filosofia", uma junção das palavras "philos" (amor) e "sophia" (conhecimento), que significa "amor ao conhecimento".
A filosofia surge na Grécia no período compreendido entre o final do século VII a.C e o início do século VI a.C. A filosofia foi a maneira pela qual os gregos antigos encontraram para explicar o mundo,os fenômenos, e os acontecimentos de maneira racional.
Tanto é que a palavra Filosofia, cuja origem é atribuída a Pitágoras, é a junção de “philo” (amizade ou amor fraterno) e “sophia” (sabedoria). Ou seja, a palavra, em seu sentido literal, significa amor pelo saber.
A origem da Filosofia como ciência, surge no século VI a.C, na Grécia antiga. Os primeiros pensadores chamados filósofos foram Tales, Pitágoras e Heráclito que, concentravam seus esforços para tentar responder racionalmente às questões da realidade.
A Filosofia grega surgiu a partir da poesia, da religião e das condições sociopolíticas. ... Também considerado o apogeu da filosofia grega; c) Período pós-socrático – do século IV ao século III a.C. Caracterizado pela tentativa de apresentar um pensamento unificado a partir de diversas teorias do passado.
Segundo uma enorme gama de historiadores, o começo da filosofia Ocidental originou-se nas cidades gregas, com Tales de Mileto, que estava ativo no século VI a.C. Os mais notáveis estudantes de Tales foram Anaximandro e Anaxímenes de Mileto. Outros pensadores e escolas/tradições apareceram ao longo da Grécia.
Estas experiências são marcantes para humanidade porque nem todas são fruto da vontade alheia. Muitas vezes fomos surpreendidos por fenômenos da natureza como: enchentes, terremotos, deslizamentos. ... A filosofia surge a partir da necessidade humana em querer explicar os fenômenos da natureza que ocorriam ao seu redor.
É atribuído que o surgimento da filosofia se deu na Grécia porque foi lá que o pensamento "racional" ou seja,que é contrário à explicação mitológica,foi dado pela primeira vez.
Tales de Mileto foi considerado o primeiro filósofo por Aristóteles. Hoje, sabendo que existe uma tradição filosófica oriental que pode ser anterior à filosofia ocidental, podemos dizer que Tales foi o primeiro filósofo do Ocidente.
Tales de Mileto
Resposta. I - Os primeiros filósofos foram Tales, Pitágoras, Heráclito e Xenófanes que, na época concentravam seus esforços, para tentar responder racionalmente as questões da realidade humana.
Os filósofos pré-socráticos fazem parte do primeiro período da filosofia grega. Eles desenvolveram suas teorias do século VII ao V a.C., e recebem esse nome pois são os filósofos que antecederam Sócrates. Esses pensadores buscavam nos elementos natureza as respostas sobre a origem do ser e do mundo.
Foram os Pré-Socráticos que são Tales de Mileto, Pitágoras de samos, Heráclito, Parmênides, Empédocles, Anaximandro e Anaxímenes.
Filósofos Pré Socráticos foram os que vieram antes de Sócrates, eram conhecidos também como naturalistas ou cosmológicos, procuravam a arché( princípio) das coisas olhando para a natureza. Por exemplo, Tales de Mileto, que é considerado o primeiro filósofo Pré Socrático, dizia que a arché de tudo era a água.
Os primeiros filósofos gregos se faziam perguntas da origem de todas coisas, com isso, investigavam o que poderia ter gerado todas as coisas. Nesse sentido, era comum ver filósofos relacionar essas ações a elementos da natureza, como : terra,água, fogo e ar.
As perguntas que eles fizeram inicialmente ,foi um questionamento sobre a origem do mundo. -Qual o princípio constitutivo de todas as coisas ? -Do que fui gerado? -O que são estrelas e astros?