A Cromatina é um conjunto de fios que é formado de DNA e proteínas (histonas) que se encontra no núcleo das células eucarióticas. Na cromatina é armazenado todo o DNA, assim a célula tem maior controle de tais genes... A cromatina tb pode se expressar como proteínas e ter funções estruturais durante o ciclo celular.
Os centríolos são pequenas estruturas cilíndricas que estão presentes nas células eucarióticas. Trata-se de um tipo de organela citoplasmática que exerce uma função muito importante nas células animais e em em células de vegetais inferiores (musgos e samambaias).
Os centríolos são organelas citoplasmáticas comuns nas células eucariontes. ... Eles ficam localizados nas proximidades do núcleo (região denominada centrossomo) onde estão dispostos aos pares e perpendiculares um ao outro.
→ Localização, organização e disposição dos centríolos no interior das células. Estão presentes em uma região denominada centrossomo, formados por proteínas globulares (alfa e beta), compondo os microtúbulos unidos entre si por braços de dineína.
A mitose é um processo de divisão celular que apresenta grande importância para os organismos. Nos seres multicelulares, a mitose é importante para garantir o crescimento desses indivíduos e também para a regeneração dos tecidos. Nos unicelulares, a mitose tem a importante função de garantir a reprodução assexuada.
A meiose é um processo observado na formação dos gametas, verificando-se o surgimento de células com metade do número de cromossomos. Essa redução no número de cromossomos é fundamental para a manutenção do número de cromossomos de uma espécie, pois os gametas, ao se fundirem na fecundação, unem seu material genético.
A mitose é um tipo de divisão celular responsável por gerar duas células-filhas idênticas à parental. Com as duas últimas fases da mitose ocorre a citocinese, que se encerra após a telófase, completando a divisão. Na citocinese ocorre a divisão do citoplasma.
A prometafase é a fase da mitose que se segue à prófase e que precede a metáfase, em células somáticas de eucariotas. O envelope nuclear desagrega-se em fragmentos e desaparece. Os microtúbulos que emergem dos centrossomas nos pólos do aparelho mitótico atingem os cromossomas, agora condensados.
Primeira fase do processo de divisão celular através da qual os cromossomos que, conseguiram se duplicar, são condensados e ficam visíveis ao microscópio óptico. Etimologia (origem da palavra prófase).
A prófase é a fase mais longa da mitose. Nela se verificam alterações no núcleo e no citoplasma celular: Modificação no núcleo – de início se observa um aumento do volume nuclear.