São seis as funções organizacionais: produção ou serviços; comercial ou marketing; materiais ou logística; financeira; recursos humanos; e jurídico-legal. Estas funções devem ser integradas na organização, tanto para seu funcionamento como para o planejamento.
As funções mais importantes de uma organização são: produção (ou operações), marketing, pesquisa e desenvolvimento, finanças, contabilidade, administração de materiais, logística e recursos humanos. A coordenação de todas essas funções especializadas é o papel da administração geral.
De acordo com Henri Fayol, essas decisões se encontram agrupadas em cinco categorias, que são: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. Cada uma dessas categorias se trata de um processo distinto e são comumente chamadas de funções que juntas tornam a administração mais dinâmica e eficiente.
Fayol define o ato de administrar como sendo Prever (visualizar o futuro e traçar o programa de ação), Organizar (constituir o duplo organismo material e social da empresa), Comandar (dirigir e orientar o pessoal), Coordenar (ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos) e Controlar (verificar ...
A Teoria Clássica da Administração foi idealizada por Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência.
Teoria da Burocracia – ainda considera o sistema fechado (preocupada apenas com os aspectos internos da organização), forte ênfase na divisão racional do trabalho (regras e normas). organização-ambiente e a concepção de uma organização de sistema aberto.
Burocracia é uma estrutura organizativa composta por regras e procedimentos determinados. ... Por definição, uma organização que é burocrática é guiada por princípios que conduzem o negócio com base no conhecimento empírico, atentando para o dever, a autoridade e os meios de coerção de cada funcionário.
A um negociante e funcionário do governo francês do século XVIII, Jacques Claude Marie Vincent, Seigneur de Gournay (1712-1759, economista), atribui-se a criação do termo bureaucratie, por volta de 1740. ... Às vezes ele se referia a isso como uma quarta ou quinta forma de governo, com o nome de burocracia."