Nenhuma medicação, anti-inflamatório ou antibiótico não corta o efeito do DIU de cobre ou do DIU hormonal e não aumenta o risco de uma gravidez indesejada. Converse com o seu médico.
O controle do posicionamento do DIU pode ser realizado através do fio. Se ele está a 1 cm do colo uterino, possivelmente ele está bem posicionado. O diagnóstico de certeza para saber se o DIU saiu do lugar é o ultrassom. Se o DIU está fora da sua posição, é possível reposicioná-lo.
Se o fio for cortado muito rente ao orifício externo do colo uterino ele pode passar a não ser visível. Eventualmente este fio pode cair. A não visualização do fio não é um problema. Vai exigir que você faça o ultrassom anualmente para verificar o correto posicionamento do DIU.
O seu DIU pode ser reposicionado, de preferência guiado por ultrassom. Ou um novo DIU pode ser inserido. Converse com o seu médico sobre a melhor escolha para você. O DIU é um excelente método de anticoncepção com risco de falha de 2 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano (risco de 0,2%).
Se o seu DIU está mal posicionado, não necessariamente você precisa retirá-lo. O seu médico pode aproveitar este mesmo DIU e reposicioná-lo. O coletar menstrual não altera o posicionamento do DIU. Converse com o seu médico.
Quais as chances de engravidar com DIU? Como acontece com a maioria dos métodos contraceptivos, a probabilidade de uma mulher ficar grávida mesmo usando um dispositivo intrauterino são muito pequenas, em torno de 0,2% e 0,7%.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o DIU de liberação hormonal expõe a mulher a 0,2% de chance de gravidez, enquanto o DIU de cobre tem 0,7% de chance. O DIU de cobre é muito eficaz para evitar a gravidez e tem aproximadamente 99,3% de eficácia.
Depois de colocado o DIU de cobre com quantos dias estou protegida? Olá, assim que for feito o ultrassom de controle após a inserção do DIU e confirmado que este encontra-se normoposicionado, você já está protegida.
A inserção pode ser realizada no consultório médico sob anestesia do colo uterino. O DIU não é a causa do atraso menstrual. Não é normal a menstruação atrasar após a inserção do DIU. Se necessário, faça um teste de gravidez.
A menstruação atrasada costuma ser o primeiro sinal de gravidez, porém dezenas de outras causas podem explicar por que a sua menstruação não desceu no dia esperado. Em geral, poucos dias de atraso menstrual podem ocorrer até em mulheres com ciclo menstrual regular, sem que isso tenha qualquer relevância clínica.
Até 7–9 dias de variação entre ciclos é considerada normal em adultos.