A multiplicação de frações é realizada multiplicando o numerador da primeira fração com o numerador da segunda fração e em seguida multiplicando o denominador da primeira com o denominador da segunda. A operação continua sucessivamente em casos em que a multiplicação envolvem mais de duas frações.
Para multiplicar um número inteiro por uma fração devemos multiplicar apenas o numerador da fração e repetir o denominador.
Para multiplicar uma fração por um número natural devemos conservar o denominador e multiplicar o número natural pelo numerador.
Tal como na multiplicação, também na divisão a regra se aplica independentemente do número de frações, ou seja: 1.º O numerador da primeira fração multiplica o denominador da segunda e das restantes frações; 2.º O denominador da primeira fração multiplica o numerador de todas as outras frações.
Efetuar uma conta é o mesmo que calculá-la através de cálculos. Para efetuar corretamente é preciso saber as propriedades básicas das principais operações na matemática, que é a soma, divisão, subtração e multiplicação.
Para começar a fazer a divisão, devemos encontrar um número que multiplicado por 20 seja igual a 5, porém esse número inteiro não existe! Então, acrescentamos 0 e uma vírgula no quociente, 0 no dividendo e prosseguimos a divisão normalmente.
Imagine uma divisão entre dois números quaisquer. O número que será dividido é chamado Dividendo (D), o número pelo qual o dividendo será dividido é chamado de divisor (d) e o resultado dessa divisão é chamado de Quociente (q). Em alguns casos, uma parcela chamada Resto (r) é formada no processo de divisão.
A divisão por um número decimal ocorre quando o divisor apresenta uma vírgula e para resolvê-la devemos adicionar uma vírgula ao dividendo e, em seguida, o número de zeros que corresponde ao número de casas decimais depois da vírgula no divisor.
A regra para que isso seja feito de maneira correta é eliminar sempre a mesma quantidade de zeros e somente excluir zeros ao final do número, não os do meio. Por exemplo: .
Coloque um separador decimal (sinal de vírgula) após o número inteiro, e escreva zeros após o separador. Faça isso até que ambos os números tenham o mesmo número de casas à direita do separador decimal. Isso não altera o valor do número inteiro.
Normalmente, nas divisões, o dividendo é maior que o divisor. ... Portanto, devemos colocar zero no quociente quando o dividendo for menor que o divisor.
Vale ressaltar que é necessário inserir o 0, no quociente no momento em que o dividendo é menor do que o divisor.
Observe que os números presentes nos itens 1, 2 e 3 envolvem números com zero intercalado. Nestes números, o zero indica ausência de quantidade em um dos agrupamentos, ou seja, na ordem da dezena.
Então, D = 0. Q , mesmo que D ≠ 0, o que é impossível. 1 que tem dois divisores (1 e o próprio número ) é chamado de primo. Caso contrário será composto.
Se dividirmos um número por zero, a resposta não pode ser zero, como muitos pensam. ... Mas, qualquer que seja o valor de x, se multiplicarmos por zero jamais iremos obter 2, pois o resultado será sempre zero. Portanto, não é possível dividir um número por zero.
A resposta é zero, certo? Exemplo: 3×0=0; 4×0=0. Por causa disto não é possível dividirmos nenhum número por zero, pois nunca vamos encontrar um valor para o quociente de forma que se aproxime do dividendo.
Divisão infinita ou dízima periódica é um número que quando escrito no sistema decimal apresenta uma série infinita de algarismos decimais que, a partir de certo algarismo, se repetem em grupos de um ou mais algarismos, ordenados sempre na mesma disposição e chamados de período.