DORES DE CABEÇA PRIMÁRIAS Enxaqueca é uma dor pulsátil, de forte intensidade, podendo ser acompanhada de náuseas e vômitos ou intolerância à luz ou ao som. Geralmente unilateral (mas pode ser bilateral) e as crises podem durar de 4 a 72 horas.
Possíveis causas da enxaqueca com aura Além disso, o consumo de alguns alimentos e bebidas, como chás, refrigerantes, café, frutas cítricas, frituras e gorduras, bem como dormir mais ou menos que o habitual ou ficar muito tempo sem comer, podem resultar em enxaqueca com aura.
O termo “cefaleia em trovoada (CT)” refere-se a uma cefaleia de forte intensidade de início repentino que atinge sua intensidade máxima em um minuto ou menos. O nome “trovoada” surge devido a sua natureza explosiva e inesperada.
Causa. O aneurisma surge pelo enfraquecimento ou defeito da parede arterial. A pessoa pode nascer com o problema ou adquiri-lo com o passar do tempo, a partir de fatores como hipertensão (não controlada com medicamentos), tabagismo ou traumatismo (golpes ou ferimentos penetrantes na cabeça).
1. Aneurisma cerebral
Aneurisma cerebral, ou aneurisma sacular, é uma dilatação que se forma na parede enfraquecida de uma artéria do cérebro. A pressão normal do sangue dentro da artéria força essa região menos resistente e dá origem a uma espécie de bexiga que pode ir crescendo lenta e progressivamente.
Sintomas. Normalmente, os aneurismas pequenos são assintomáticos, sendo descobertos em um exame de diagnóstico de rotina, como a Tomografia Computadorizada.
Verdade. Dados da American Stroke Association apontam que se a pessoa tem um aneurisma, há entre 15% e 20% de chance de ter outro simultaneamente.
As possíveis sequelas são as mais variadas possíveis, já que praticamente qualquer estrutura cerebral pode ser atingida. Mais frequentemente, notam-se déficits motores, déficits na fala e déficits cognitivos.
O que se pode responder com certeza é que se há risco de ruptura do aneurisma, esteja a pessoa grávida ou não, ele deve ser afastado não só apenas até o final da gravidez como até que a lesão seja tratada e ela se recupere.
Uma ou duas doses por dia elevam risco de derrame de 10% a 15%, afirmam cientistas. O consumo mesmo moderado de álcool eleva a pressão sanguínea e o risco de um acidente vascular cerebral (AVC), afirma um estudo genético publicado na revista científica The Lancet nesta quinta-feira (04).
Cientistas concluíram que um litro de cerveja por dia pode reduzir o risco de ter um acidente vascular cerebral (AVC) ou desenvolver doenças cardiovasculares.
Embora seja pouco provável uma pessoa ter um AVC durante o ato sexual, o fenômeno pode ocorrer, sim. "Qualquer esforço físico de grande intensidade aumenta o risco do problema.
Sendo assim a pessoa que sofre e um AVC pode conseguir sim a aposentadoria por invalidez, porém, todo mundo sabe que aposentadoria por invalidez é um dos benefícios mais difíceis de ser concedido pelo INSS, principalmente por ser de um custo bem alto para a Previdência.