Como o processo é baseado na oxidação com oxigênio, metais com baixa reatividade ao oxigênio não podem ser manipulados por este processo. ... Entretanto não pode ser aplicado a outros metais não oxidantes como cobre, latão, alumínio, aço inoxidável, etc.
O processo de corte plasma é caracterizado por utilizar um bico com um orifício para constringir o gás ionizado em alta temperatura até que possa ser utilizado para cortar seções de metais condutores, como aço carbono, aço inoxidável e alumínio. ... Gás que será ionizado, sendo o meio condutor do arco elétrico.
9 passos importantes para ter mais qualidade no corte a plasma
Utilizando-se argônio e hidrogênio e dependendo do equipamento o corte plasma pode atingir temperatura de até 25000c°.
Em 1957, o corte a plasma convencional foi introduzido na indústria através de engenheiros que observaram que podiam aumentar a temperatura de um gás, criando um choque-elétrico e, em seguida, transformando-o em plasma: o quarto estado da matéria.
O primeiro cientista a descrever o plasma foi o físico inglês Willian Crookes (1932-1919), na década de 1850, após a criação do tubo de raios catódicos. Este é constituído por um tubo de vidro preenchido por gases a baixa pressão que, ao serem submetidos a uma diferença de potencial, tornam-se condutores.
As variáveis do processo são os seguintes:
A combustão inicial do gás acetileno aquece o aço até um estado de derretimento. Com a adição de um jato pressurizado de oxigênio, o maçarico incendeia o metal para queimar pelo entalhe do seu corte. O aço e o aço-carbono são os únicos materiais para os quais se utiliza esse método de corte.
Mecânico. Este processo envolve o uso de forças físicas para cortar um objeto. Exemplos desse tipo de corte incluem serras, tesouras e perfurações. Ferramentas mecânicas funcionam colocando o mecanismo de corte, como uma lâmina, em contato físico com o objeto sendo cortado.
Aplicação – Utilizado para soldas e cortes em ferros e vigas em geral. Conjunto completo para oxi-corte, incluindo carrinho, reguladores, mangueiras geminadas, maçarico e máquinas de corte portáteis atendendo todos os itens de segurança.
Vários gases combustíveis podem ser usados na mistura com o oxigênio: acetileno, hidrogênio, butano, propano, gás liquefeito de petróleo (GLP), acetileno, etc. Os gases combustíveis têm a função de produzir chamas para os maçaricos, que são responsáveis pelo aquecimento dos metais.
Acetileno, amoníaco, hidrogénio, propano, propileno e metano são todos gases inflamáveis, também conhecidos como gases combustíveis. Estes ardem quando misturados com um oxidante e aproximados de uma fonte de ignição.
1 – Gás Acetileno (C2H2) para oxicorte Dentre os vários gases citados, o acetileno é o de maior interesse no uso industrial. Porque possui uma elevada temperatura de chama (3.
Para ligar um maçarico profissional, especialmente soldadores devem usar EPI, como luvas, avental e, o mais importante, óculos ou máscaras que cubram o rosto e tenham lentes polarizadas (devido ao brilho intenso da chama). Mantenha um ambiente de trabalho organizado e ventilado para caso de um incêndio.
Tipos de maçaricos de solda
O querosene passa através do tubo, é vaporizada na veia ( pequena passagem), pelo calor que é conduzido a câmara de combustão quando o maçarico está queimando. Quando o maçarico estiver frio, a carcaça do queimador deve primeiramente ser aquecido queimando-se querosene líquido no copo do priming.