O transtorno do estresse pós-traumático (TEPT) é um distúrbio da ansiedade caracterizado por um conjunto de sinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais em decorrência de o portador ter sido vítima ou testemunha de atos violentos ou de situações traumáticas que, em geral, representaram ameaça à sua vida ou à vida ...
A forma mais indicada de chegar nesses resultados é a partir da terapia cognitivo-comportamental (TCC). Ela é complementada pelo uso de medicamentos, como os ansiolíticos ou antidepressivos, de acordo com a situação de cada paciente.
No estado de choque, a pessoa costuma apresentar sinais de entorpecimento emocional, isto é, ela tem dificuldade de sentir, de se concentrar, de responder à memória, tal como se ela não reagisse. Numa situação de estarem sós, enquanto os serviços de emergência não chegam, aproxime-se da pessoa devagar.
Como superar o trauma
O trauma psicológico é um dano à mente que ocorre como resultado de um evento angustiante. O trauma geralmente é o resultado de uma grande quantidade de estresse que excede a capacidade de enfrentamento ou de integrar as emoções envolvidas nessa experiência.
Bloqueio de memórias Isto é, nosso cérebro atuaria processando informações em pastas, que são organizadas e armazenadas. Entretanto, se uma memória que excede sua capacidade chega, ela é salva na forma de experiência vivida em uma rede de memória diferente da usual.
Traumas sempre geram cicatrizes emocionais, que podem afetar o comportamento de uma pessoa a depender de sua gravidade. A melhor maneira de lidar com a situação é conversar bastante e ser paciente. Não pressione ou cobre, apenas converse. Se precisar conversar com alguém, estou à sua disposição.
A ansiedade, o medo, a insegurança e até transtornos psicológicos são algumas consequências. Com isso, o indivíduo que sofre com traumas costuma ter dificuldades para conviver em sociedade, se relacionar, apresentam baixa autoestima e agressividade.
O bloqueio emocional é um mecanismo de defesa no qual o inconsciente oculta memórias de dor para evitar o sofrimento. Quando isso acontece, entretanto, a situação dolorosa não deixa de existir: ela passa a se manifestar de maneira inconsciente, refletindo negativamente na vida da pessoa sem que ela perceba.
POTENCIALIZE-SE: 10 dicas para manter sua mente inabalável.
Significado de Inabalável adjetivo Que permanece fixo; que não se consegue abalar. [Figurado] Que não quebra; que é resistente: amor inabalável. [Figurado] Imperturbável; que não se perturba: fé inabalável. [Figurado] Arraigado; que está excessivamente enraizado.
Significado de Insuperável adjetivo Invencível; que não se consegue vencer: obstáculo insuperável. Que não se consegue superar; que não pode ser ultrapassado; de melhor qualidade ou maior quantidade: seus dotes culinários são insuperáveis. Etimologia (origem da palavra insuperável).