Força elétrica é a interação de atração ou repulsão gerada entre duas cargas devido a existência de um campo elétrico ao redor delas. A capacidade de uma carga criar forças elétricas foi descoberta e estudada pelo físico francês Charles Augustin de Coulomb (1736-1806) no final do século XVIII.
O magnetismo é a área da Física que estuda os fenômenos relacionados com as propriedades dos imãs. Magnetismo é a denominação dada aos estudos dos fenômenos relacionados com as propriedades dos imãs. Os primeiros fenômenos magnéticos foram observados na Grécia antiga, em uma cidade chamada Magnésia.
Talvez não exista fenômeno tão palpável e fascinante como a força à distância experimentada por um ímã. Aliando as propriedades magnéticas ao campo magnético terrestre, a humanidade desenvolveu um importante instrumento de navegação, a bússola, que foi fundamental durante um longo período da história.
Qual é a importância do campo magnético terrestre? ... O campo magnético terrestre impede a entrada de partículas com alta velocidade vindas do Sol (vento solar). Ao atingirem o campo magnético da Terra, essas partículas que compõem o chamado vento solar são defletidas por causa da carga elétrica que possuem.
O campo magnético é gerado por correntes elétricas devido ao movimento das correntes de convecção de uma mistura de ferro fundido e níquel no núcleo externo da Terra: essas correntes de convecção são causadas pelo calor que sai do núcleo, um processo natural chamado geodinamismo.
Assim como a força gravitacional e a força elétrica, a força magnética é uma interação à distância, ou seja, não necessita de contato. ... Consequentemente, dizemos que um ímã gera no espaço ao seu redor um campo que chamamos de Campo Magnético ().