EQST

O Que O Raquitismo Como Pode Ser Evitado?

O que é o raquitismo como pode ser evitado?

O raquitismo pode ser evitado se a dieta tiver uma quantidade suficiente de vitamina D e cálcio. Para crianças mais velhas, boas fontes de vitamina D são peixes oleosos, ovos ou cereais com adição suplementar de vitaminas.

Qual a importância da vitamina K para o corpo humano?

Importante na ativação de proteínas que atuam na coagulação sanguínea e na fixação do cálcio no organismo, a vitamina K é um nutriente lipossolúvel que contribui para a saúde cardiovascular e dos ossos.

O que causa excesso de vitamina K?

O excesso de vitamina K pode hiperestimular a coagulação sanguínea e aumentar o risco de trombose. Esse mesmo efeito coagulador em excesso pode prejudicar o uso de alguns medicamentos, especialmente aqueles para controlar diabetes ou problemas cardíacos.

Qual a função do ácido ascórbico no organismo?

O ácido ascórbico ou vitamina C (C6H8O6, ascorbato, quando na forma ionizada) é uma molécula usada na hidroxilação de várias reações bioquímicas nas células. A sua principal função é a hidroxilação do colágeno, a proteína fibrilar que dá resistência aos ossos, dentes, tendões e paredes dos vasos sanguíneos.

Como é conhecida a vitamina K?

Sua principal forma é a vitamina K1 (filoquinona); seguida pela vitamina K2 (menaquinona), formada a partir da ação bacteriana no trato do intestino grosso; e um terceiro composto, a vitamina K3 (menadiona), molécula lipossolúvel sintética, com propriedade químico-biológica, cerca de duas vezes mais potente que as ...

Para que serve o exame de vitamina K?

A avaliação dos níveis de vitamina K (filoquinona) é indicada para identificar a ausência ou baixa ingestão do nutriente, que resultam em problemas de saúde, como distúrbios da coagulação. Pessoas com doenças hepáticas ou com doenças gastrointestinais podem apresentar má absorção do nutriente.

Quais são as doenças causadas pela falta de vitamina K?

Sem a vitamina K, a coagulação do sangue fica seriamente prejudicada, podem ocorrer sangramentos descontrolados e os ossos podem enfraquecer, potencialmente levando à osteoporose e à calcificação de artérias e outros tecidos moles. Saiba mais sobre "Coagulação sanguínea", "Hemorragias " e "Osteoporose ".

Como Hama exame para saber se têm falta de vitamina K?

A deficiência de Vitamina K pode ser motivo de suspeita – e geralmente é descoberta – sempre que ocorre um sangramento inesperado ou excessivo. Nestes casos, o principal exame laboratorial realizado é o Tempo de Protrombina (também conhecido como Atividade de Protrombina, AP, TP ou RNI).

Para que serve a injeção de vitamina K?

Vita K é uma solução injetável de vitamina K1 sintética que é essencial para a formação dos chamados fatores de coagulação (protrombina, fatores VII, IX e X). A carência de vitamina K1 leva a um aumento de hemorragias (sangramentos).

Quanto tempo a vitamina K faz efeito?

A vitamina K1 (Fitomenadiona) ocorre naturalmente em plantas (como filoquinona) e é também produzida sinteticamente. Absorção: no intestino delgado, requerendo a presença de bile e suco pancreático. Ação - início: 4 a 6 horas após administração oral; 1 a 3 horas após administração intravenosa.

Quando administrar vitamina K?

Uma dose única (1,0 mg) de vitamina K intramuscular após o nascimento é efetiva na prevenção da HDN clássica. A administração da vitamina K profilática (1,0 mg) por via intramuscular ou oral melhora os índices bioquímicos do estado de coagulação no período de 1 a 7 dias.

Qual a via de administração da vitamina K?

Sempre que possível Vita K deve ser administrado por via subcutânea (debaixo da pele) ou intramuscular. Quando a administração endovenosa é inevitável, a droga deve ser injetada vagarosamente, não excedendo 1 mg por minuto.

Como administrar vitamina K em RN?

A melhor prática recomendada em parece ser de uma dose única intramuscular de vitamina K em todos os recém-nascidos nas primeiras 6 horas de vida. A dose recomendada para crianças que pesam mais de 1500g é de 1 mg e metade da dose, 0.

Onde aplicar a vitamina K no RN?

Cuidados de enfermagem ao RN. A administração de 1 miligrama de vitamina K por via intramuscular é indicada para a prevenção de sangramento por deficiência da vitamina K (BRASIL, 2011; ORSHAN, 2010; HOCKENBERRY, 2006). A via de escolha é a intramuscular, na região vasto lateral da coxa - face anterolateral da coxa.

Qual a finalidade da administração da vitamina K no RN?

Está comprovado na literatura médica que a administração adequada de vitamina K ao nascimento previne a doença hemorrágica. O objetivo da profilaxia é repor os estoques da vitamina K e assim evitar a ocorrência de sangramentos. Pode ser feita através da administração via intramuscular ou oral.

Qual a dosagem de vitamina K no RN?

A dose prescrita para administração na rotina de admissão é de 1mg (= 0,1 ml) para RNs > 1000g e 0,5mg (= 0,05ml) para RNs < 1000g. As ampolas deverão ser desprezadas logo após o uso, em caixa coletora própria. A coxa direita deverá ser reservada para a aplicação de vacina anti-hepatite B do RN.

Quantos mL de Kanakion é aplicado no Recém-nascido?

ex. icterícia obstrutiva, assim como disfunções hepáticas e intestinais, e após tratamento prolongado com antibióticos, sulfonamidas ou salicilatos). Para profilaxia e tratamento de hemorragia em recém-nascidos, utilizar Kanakion® MM pediátrico 2 mg/0,2 mL ampolas.

Pode aplicar Benzetacil em Recém-nascido?

Benzetacil® oferece segurança para o uso em crianças, incluindo lactentes, semelhante à observada com adultos, embora, em recém-nascidos e crianças pequenas, sua eliminação se retarda consideravelmente.