A cultura erudita está muitas vezes ligada a museus e obras de arte, óperas e espetáculos de teatro com preços elevados. ... A cultura popular é muito contemporânea, pois ela resiste ao tempo e raramente se modifica. Essa cultura vem do povo, não é imposta por uma indústria cultural ou por uma elite.
A diferença entre cultura erudita e popular é que, na erudita, você tem quase que necessariamente um estudo, um aprofundamento, um conhecimento mais rebuscado”, explica o professor. Já a cultura popular aparece associada ao senso comum, ou seja, ao conhecimento do povo, espontâneo, e não ao conhecimento científico.
A Cultura de Massa (ou “cultura pop”) é o produto realizado pela Indústria Cultural. Tem o intuito de atingir a massa social, considerando “massa” em seu sentido de coesão e opacidade. Portanto, cultura de massas é o meio e o fim pelo qual se submetem as mais variadas expressões culturais a um ideal comum e homogêneo.
Cultura de Massa é o termo empregado para significar o processo de produção de bens de consumo (de vários tipos) que alcancem uma grande parcela da população, com fins fundamentalmente lucrativos e comerciais.
Cultura de massa global, ou cultura pop, é um conceito que surge na segunda metade do século XX, e diz respeito as ideologias, perspectivas, atitudes, imagens e discursos disseminadas ao grande público, tidas como certas ou coerentes.
Cultura popular individualizada: A cultura popular individualizada, que se caracteriza por ser produzida por escritores, compositores, artistas plásticos, dramaturgos, cineastas, enfim, intelectuais que não vivem dentro de uma universidade.
Etnocentrismo é um conceito antropológico usado para definir atitudes nas quais consideramos nossos hábitos e condutas como superiores aos de outrem.
História do Multiculturalismo O movimento multiculturalista se inicia no final do século XIX nos Estados Unidos com a ação principal do movimento negro para combater a discriminação racial no país e lutar pelos seus direitos civis.