Brainstorming, ou tempestade de ideias, é uma reunião em grupo para debate sobre soluções a um problema. Trata-se de uma busca por abordagens inovadoras, o que no ambiente corporativo estimula o engajamento e contribui com a valorização e a motivação da equipe.
O brainstorming é uma técnica usada para levantar ideias de soluções de problemas. Ou, ainda, para criar coisas novas. ... O brainstorming é uma das práticas mais disseminadas entre agências de publicidade e marketing.
O brainstorming (em português "tempestade cerebral") ou tempestade de ideias, mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo - criatividade em equipe - colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados.
Brainstorming reverso – conceito Ao invés de buscar soluções para o problema central, incentiva-se os participantes a sugerir como piorar a situação. Este processo transcorre como um brainstorming tradicional, só que voltado para o oposto do problema.
No brainstorming as pessoas competem por atenção e, finalmente, quando são ouvidas, todos precisam escutar sobre uma ideia, enquanto no brainwriting elas são construídas simultaneamente.
Brainstorming ou “tempestade de ideias” é uma técnica para explorar o potencial de ideias de um grupo de maneira criativa e com baixo risco de atitudes inibidoras (LIMA, H. G. F.). ...
Tempestade de idéias ou brainstorming é uma técnica usada em dinâmicas de grupo, sua principal característica é explorar as habilidades, potencialidades e criatividade de uma pessoa, direcionado ao serviço de acordo com o interesse. No ensino escolar essa técnica pode ser usada como estratégia.
Como fazer um bom Brainstorming?
Uma das dicas mais importantes de como conduzir um brainstorming é estar aberto para ouvir todas as ideias. Nesse momento, é proibido fazer qualquer tipo de julgamento, censura ou piada.
Para dar certo, segundo Osborn, é preciso seguir alguns princípios fundamentais: Foco na quantidade: quanto mais ideias, melhor. O brainstorming aceita que é possível encontrar qualidade dentro da quantidade. Evitar a crítica: idéias não devem ser criticadas durante a sessão de brainstorming.
Para que apresentem resultados eficientes, todas as sessões de brainstorming devem seguir o mesmo modelo, ou seja, estimular o compartilhamento de ideias sem julgar sua relevância antes do fim do procedimento. Ainda assim, existem dois tipos diferentes dessas dinâmicas de grupo: o estruturado e o não estruturado.
Os dois princípios são: Atraso do julgamento; Criatividade em quantidade e qualidade.
O brainstorming se preocupa em incluir todas as ideias possíveis. Se as regras básicas forem seguidas, os participantes estarão confiantes em que cada ideia possível para o problemas foi enunciada e levada em consideração. Criar uma atmosfera de criatividade e abertura.
4- Evite os conflitos: no brainstorm não analise as opções! O brainstorming deve ser algo construtivo e não pode prejudicar a sua equipe. Portanto, trate de evitar que as discussões se transformem em brigas e situações tensas, que poderão inclusive prejudicar o ambiente de trabalho.
Como ter uma ideia genial
O brainstorming (“tempestade de ideias”, em tradução literal) é uma técnica de ideação que tem como objetivo gerar um grande volume de novas ideias. A técnica se baseia em princípios como foco em quantidade, ausência de críticas às ideias e combinação de ideias.
Listamos as principais a seguir:
Nas primeiras fases de um processo de brainstorming, os participantes devem apresentar ideias livres de qualquer censura, sem críticas, por mais que elas possam parecer inviáveis. ... O brainstorming deve ser utilizado somente no início do processo de desenvolvimento do novo negócio.
Planejar a implantação das ideias é uma etapa posterior e fora da técnica de brainstorming. Para que seja eficaz, a reunião deve ter foco na criatividade das pessoas envolvidas.