No final das orações, faça o sinal da cruz e acenda uma vela branca em intenção a São Jorge.
Cores: Ogum no Candomblé usa o azul rei, o verde e o branco. Na Umbanda, Ogum usa o vermelho que é associado à luta. Oxum usa o amarelo que simboliza o ouro e a prosperidade.
azul claro
A cor de Iansã usada na Umbanda é o Amarelo. (No candomblé e em alguns tipos de umbanda “traçada” (que misturam candomblé com umbanda) usam-se as cores vermelha, marron e rosa).
“Com o fortalecimento do culto à Iemanjá, ela foi se aproximando mais e mais da Virgem Maria. Na Umbanda, nascida nos anos 1930, ela assumiu a figura de mulher branca, cabelos negros longos e lisos, usando um vestido azul claro (cor que aparece em Nossa Senhora), trazendo à cabeça um diadema com uma estrela.
Oyá Topé: Vem em vibração ou fundamento com Oxum, Xangô, Ogum e Exú. Oyá Filiaba: Vem em vibração ou fundamento com Omulú. Oyá Semi: Vem em vibração ou fundamento com Obaluaiê. Oyá Sire: Vem em vibração ou fundamento com Ossãe e Xangô (Airá).
O número 9 é sagrada a Iansã, nove também são as qualidades de Iansã e 4 são as Oyás de culto Igbalé. Senhora dos ventos, dos tufões, das nunvens de chumbo, tempestades, das águas agitadas pelo vento, águas do seu rio Níger, onde é cultuada.
Principais nomes de Pombagiras e Exús de Iansã
Seus números para sorte: 6 e 12. Yansã é a guerreira dona dos ventos e raios. Rege a sedução, paixão e também os espíritos dos mortos. Para ter sua proteção, use às quartas-feiras roupas ou peças vermelhas e brancas e ofereça-lhe acarajé ou bobó de camarão.
Características do Orixá: Controla junto com Oxum o conhecimento das magias para encanto e sedução. Na Nigéria seu culto é feito no encontro das águas dos rios. Número: 9 (Odù òsá – ajuda).