substantivo feminino Ato de se autoafirmar, de expressar vontades próprias, liberdade e independência, geralmente buscando a aceitação da maioria, do meio em que se vive; afirmação. Defesa de pontos de vista, opiniões e direitos próprios. Etimologia (origem da palavra autoafirmação). Auto + afirmação.
Mantenha o foco em suas atividades, faça o seu melhor, mostre suas qualidades e deixe seu colega egoísta no espaço dele. Aproveite estas dicas e, se caso a pessoa com ego inflado, mantenha-se igual, deixe que o tempo ensine-a qual é melhor caminho e, enquanto isso; busque ter uma convivência harmônica e pacífica.
A autoafirmação é uma necessidade que possuímos individualmente de autoconsciência em um nível desejado. Esse processo nos leva a moldar a nossa imagem real e também realidades inventadas e ilusórias. É possível se obter a autoafirmação das mais diversas formas, como por exemplo, através de ilusões e conquistas.
para fortalecer sua individualidade, comece por entender que todas as pessoas são diferentes, e que isso não significa ser melhor nem pior. saiba escutar as opiniões dos demais, a respeitá-las, mas não aja somente para se proteger da dor de uma desaprovação.
Segundo os psicólogos, em algum momento da vida, uma pessoa que depende da aprovação alheia aprendeu a abrir mão das suas próprias necessidades. Alguma situação marcante fez com que ela concluísse que evitaria muitos problemas e que seria amada se cumprisse com o que os outros esperam dela.
Quantas vezes tentamos agradar a todos, mesmo em detrimento de nós mesmos? Certamente, muitas vezes. Este comportamento inseguro e complacente com os outros, mesmo que nos prejudique, decorre do medo da rejeição ou de ficar sozinho. Do medo nunca surge segurança e progresso, mas estagnação.
A frase do padre diz: “Quem vive para agradar aos outros dificilmente tem tempo para ser fiel a si mesmo”, e retrata uma realidade que muitas pessoas enfrentam todos os dias.
Esteja em sintonia Certifique-se de que suas palavras, tom de voz e linguagem corporal estão todos dizendo a mesma coisa. Não adianta sorrir e se mostrar um cara calmo se a sua perna está tremendo sob a mesa. Mensagens misturadas podem confundir e fazer você perder a credibilidade.