A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
Resposta. Arte é a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir depercepção, emoções e ideias, com o objetivo de estimular esse interesse de consciência em um ou mais espectadores, e cada obra de arte possui um significado único e diferente.
Por que estudar a arte na educação? O estudo da arte é importante porque auxilia no desenvolvimento de diversas habilidades, dentre elas: Foco e concentração; Criatividade; Disciplina; Percepção; Senso crítico; Improvisação; Comunicação; Integração social; Imaginação; Para que serve a arte?
Estudar arte significa ampliar o intelecto e a capacidade de visualização do mundo e da realidade. ... Esse conhecimento será obtido pelo estudo da arte. Finalmente, a aprendizagem do contextualizar se dará por meio do estudo da História da Arte.
Dessa forma, se torna necessário pontuar que o estudo da Arte nos torna conhecedores de distintas maneiras de intervir no mundo, elaborando expressões de maneiras poéticas, metafóricas, imagéticas, sonoras e cenestésicas. ...
Resposta: A arte objetiva o estímulo a consciência dos espectadores e público. Arte é uma atividade humana que se relaciona às manifestações estéticas, realizadas por artistas ao usar suas emoções, ideias e percepções.
Ana Mae - Já que o currículo da Base Nacional Comum será baseado em disciplinas, a ideia é que a área de artes inclua quatro disciplinas: artes visuais, música, teatro e dança.
As análises dos documentos oficiais mostram que o ensino de Arte tem por objetivo desenvolver aspectos sociais do aluno bem como auxiliá-lo na construção do conhecimento, permitindo-o a compreender a sua realidade e a tornar-se criativo diante de seus problemas.
“A arte tem a graça de possibilitar o desenvolvimento de atitudes como o senso crítico, a sensibilidade e a criatividade, além de proporcionar à criança uma leitura do mundo e de si própria.” ... Uma aliada no desenvolvimento, a arte estimula habilidades como senso crítico, a sensibilidade, a autoexpressão e a linguagem.
A BNCC de Arte propõe que a abordagem das linguagens articule seis DIMENSÕES DO CONHECIMENTO que, de forma indissociável e simultânea, caracterizam a singularidade da experiência artística: CRIAÇÃO, CRÍTICA, ESTESIA, EXPRESSÃO, FRUIÇÃO, REFLEXÃO.
A BNCC propõe que a abordagem das linguagens articule seis dimensões do conhecimento que, de forma indissociável e simul- tânea, caracterizam a singularidade da experiência artística.
Em relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais, a BNCC amplia as possibilidades de experiências com a Arte. ... No Ensino Fundamental, o componente continua centrado nas linguagens das Artes Visuais, da Dança, da Música e do Teatro.
O Ensino Religioso, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), passa a se constituir como uma área do conhecimento. Assim como as demais áreas do conhecimento, possui objetivos, habilidades e competências que precisam ser consolidadas durante o processo formativo dos estudantes.
Ensino Religioso na BNCC do Ensino Fundamental I e II: Habilidades Necessárias. Para a BNCC do Ensino Fundamental I e II, a disciplina Ensino Religioso é um meio para propiciar conhecimento sobre questões religiosas, culturais e estéticas, partindo das manifestações religiosas explicitadas pelos estudantes.
A disciplina de Ensino Religioso tem como objetivos: - Valorizar o pluralismo e a diversidade cultural presentes na sociedade brasileira; - Contribuir para a análise do papel das tradições religiosas; - Promover a reflexão sobre o sentido da atitude moral como conseqüência do fenômeno religioso; - Possibilitar ...
A princípio, o ensino religioso passa a ter peso de Área do Conhecimento, como são matemática, linguagens, ciências da natureza e ciências humanas. O CNE ainda discutirá, porém, até o início do próximo ano, se a religião continuará assim ou se entrará como um componente das ciências humanas.
As áreas do conhecimento previstas pela BNCC são: 1) Linguagens, 2) Matemática, 3) Ciências da Natureza e 4) Ciências Humanas, sendo que cada uma delas têm competências específicas de área – reflexo das dez competências gerais da BNCC – que devem ser promovidas ao longo de todo o Ensino Fundamental.
Segundo a legislação vigente são considerados habilitados para o exercício do magistério público para o Ensino Religioso, os portadores de diploma em qualquer ano do ensino fundamental: Os portadores de licenciatura em ciências da religião; os licenciados em pedagogia, com habilitação para o magistério de 1º a 4º ano ...
O que é o Ensino religioso: O ensino religioso consiste em uma disciplina da educação básica brasileira, onde seu objetivo principal é propor reflexões sobre fundamentos, costumes e valores das várias religiões existentes na sociedade.
O objetivo de Ensino Religioso é o sagrado como fenômeno religioso, é o estudo das diferentes manifestações do sagrado no coletivo. Com finalidade de compreender o sagrado no coletivo como cerne da experiência religiosa do cotidiano que contextualiza no universo cultural.
O ensino religioso é uma das melhores formas de desenvolver e consolidar o caráter dos jovens e, consequentemente, torná-los adultos mais fortes, carregados de valores para a nossa sociedade. Independente da sua religião, o ensino religioso tem o poder de ensinar valores culturais para os alunos.
O ensino religioso procura levantar e resolver questões relacionadas à ética, moral e, também, ao comportamento que envolve a sociedade. Além disso, ele abre espaço para que os alunos aprendam mais sobre paz, justiça, empatia e a importância do amor ao próximo.
Todas as religiões reivindicam a exclusividade nas ideias centrais, como a origem do Universo e do homem, a natureza do pecado, a salvação, o significado da vida etc. Por isso, é importante estudar religiões por comparação. O objetivo é compreender as diferenças nas idéias básicas e preencher as lacunas.
Resposta: 1)- Uma família que religiosa, é bem estruturada e amorosa que provém a força necessária para que o indivíduo se faça pessoa de bem, segura e consciente de seus direitos e deveres na sociedade. ... A religião ajuda a ter uma boa estrutura de vida, e a conviver dignamente em uma sociedade!.
Conceito de valores religiosos. Os valores são qualidades que permitem fazer uma avaliação de um sujeito ou de um objeto, seja negativa ou positiva. ... Os valores religiosos, por conseguinte, são os princípios que adota uma pessoa de acordo com o estabelecido pela religião que professa.
Os valores religiosos compreendem as crenças dos individuos, as quais estão estabelecidas de forma pessoal e individidual, conforme os valores e a consciência moral de cada um.
Os valores religiosos tem como fundamento o amor, a fé a e esperança. Mas há também outros como a paz, a santidade a pureza, por exemplo. De qualquer modo, os valores religiosos sempre estarão presentes na vida de qualquer ser humano, seja de forma direta ou indireta.
Resposta. Resposta: A religião é uma das principais entidades presentes dentro da sociedade que ajudam a moldar os valores morais, assim como a família. ... A fé, a bondade, o amor, o matrimônio e a união familiar são alguns exemplos dos valores morais defendidos pela Igreja.
De acordo com Cohen e Hill (2007), grupos religiosos podem ser considerados como comunidades culturais, pois religiões são sistemas que enfatizam valores e crenças específicos, tais como obediência à autoridade, crença nas leis da natureza, respeito à familia e justiça social.