A atenção voluntária nos permite fazer uma escolha do objeto a que voltaremos nossa atenção. Essa atenção, a voluntária, nos leva a focalizar um determinado objeto, “desligando-nos” dos demais estímulos que estão ao nosso redor.
A atenção espontânea ou vigilância, que é suscitada pelo interesse momentâneo ou incidental que desperta este ou aquele som, ato, fato, pensamento, sentimento que tenha importância por si mesmo ou que ameace a pessoa. ... Ainda quanto à direção, a atenção pode ser interna, quando se volta para dentro.
A atenção pode ser espontânea ou reflexa. A atenção é espontânea quando apenas o objeto desperta a atividade psicológica (atenção passiva). Se a esta atividade se segue uma reação voluntária (atenção ativa), visando a exclusão ativa dos detalhes secundários, temos a atenção voluntária ou reflexa.
Alterações qualitativas: Distraibilidade: incapacidade de fixar a atenção, de caráter patológico. ... Distração: concentração num assunto impede a apreensão do mesmo, sem caráter patológico.
Quanto aos transtornos mentais as alterações da atenção são variáveis constantes, uma vez que nos quadros de transtornos de humor ocorrem dificuldades de concentração e atenção constante; nos quadros maníacos, a diminuição da atenção voluntária e aumento da atenção espontânea com hipervigilância e hipotenacidade; nos ...
As alterações do nível ou grau da consciência ocorrem como resultado do entorpecimento do cérebro , causado por medicamentos, drogas, condições fisiológicas alteradas ou doenças, e varia da lucidez plena ao coma profundo, passando pelos estágios conhecidos como obnubilação, torpor e coma superficial.
ALTERAÇÕES QUANTITATIVAS DA CONSCIÊNCIA : A) OBNUBILAÇÃO (ou turvamento) :• diminuição do grau de clareza do sensório (pode ser leve ou moderada);• lentidão (ou comprometimento) da compreensão, dificuldade de elaboração e síntese das impressões sensoriais;• alterações do curso do pensamento, perturbação da fixação e da ...
Onirismo (do grego oneiros que significa sonho) em medicina se refere a um estado mental que costuma ocorrer em síndromes confusionais e é constituído por um conjunto de alucinações visuais interagindo entre si e com o "sonhador" enquanto este está acordado.
Opõe-se ao racionalismo da pintura abstrata. ... Ligada à fantasia, à emotividade e ao inconsciente.