Na teoria musical, o arpejo é a execução sucessiva das notas de um acorde, uma a uma. ... Na prática, além de ser um bom exercício para acostumar os dedos a tocarem acordes, ele auxilia também na improvisação, ao dar uma sonoridade mais “cheia” à música e, assim, embelezá-la.
O dedilhado. Na técnica pianística, tão importante quanto saber quais notas se deve tocar é saber com quais dedos essas notas devem ser tocadas. Isso é chamado dedilhado ou, como alguns preferem, digitação.
Como falamos antes, tudo vai depender do seu esforço. Há alunos que conseguem tocar suas primeiras músicas no teclado com 2 a 3 meses de aula, já outros precisam de 4 a 5 meses de aula para tocarem algo no instrumento.
Pautada acima do pentagrama, a cifra propõe cada conjunto. A, B, C, D, E, F, G – representam as doze fundamentais. Lá, si, dó, ré, mi, fá e sol. E que podem ser alteradas em um semitom ascendente ou descendente, respectivamente sustenido e bemol.
Quem está querendo aprender a tocar violão ou tocar teclado provavelmente já se deparou com o termo acordes. ... Podemos dizer que um acorde é um grupo de notas, que sempre são tocadas ao mesmo tempo, criando um soar harmônico. Isso vale para qualquer tipo de instrumento.
É o tom em que está a música. ... Se estiver em D, todos acordes estarão dentro do campo harmônico desse tom, no caso de D os acordes são (D, Em, F#m, G, A, Bm, C#m(b5) ), e a melodia da música que é as notas em que o cantor está cantando também estão dentro da escala de D.
Para aprender a tocar violão ou guitarra é importante saber ler gráficos ou diagramas de acordes....Então no diagrama do acorde acima cada número representa um dedo:
Como Ler Cifras (e um ótimo truque para memorizá-las)