Segundo Magda Soares (2003),“Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno.” Para tanto, cuidados serão necessários ao conduzir a alfabetização.
Magda Soares, professora emérita da Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), é um dos maiores nomes na área de alfabetização e letramento, com ênfase em ensino-aprendizagem.
Significado de Alfabetismo substantivo masculino Estado ou condição das pessoas que foram alfabetizadas, que receberam instrução formal ou sabem ler e escrever. Sistema de escrita que se baseia no alfabeto, opondo-se aos que são ideográficos.
O termo alfabetização digital tem sido usado para designar um tipo de aprendizado da escrita que envolve signos, gestos e comportamentos necessários para ler e escrever no computador e em outros dispositivos digitais.
Meta de alfabetização Em 2019, a taxa de brasileiros com 15 anos ou mais que não sabia ler ou escrever um bilhete simples ficou em 6,6%, segundo dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) Contínua Educação 2019. Esse percentual, entretanto, deveria ter sido cumprido há quatro anos, em 2015.
Publicado em 15/07/2020 - 10:02 Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro. A taxa de analfabetismo no Brasil passou de 6,8%, em 2018, para 6,6%, em 2019, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Educação, divulgada hoje (15).
Atinge uma grande parte da população O analfabetismo no Brasil é muito grande, o país tem milhões de analfabetos acima dos 15 anos de idade. Esse alto índice é provocado pelos modelos antigos de educação, sem modificações, que não permite a criatividade dos indivíduos, provocando insegurança e insatisfação pessoal.
Pelo conceito tradicional, analfabeto é o indivíduo que não sabe ler e escrever. Hoje, saber ler e escrever, mas não ter capacidade para entender uma mensagem ou elucidar questões simples, é igualmente analfabeto, porque não há, no mercado de trabalho, função para ele.