A expressão "supply chain management" (SCM) surgiu quando precebeu-se a necessidade da integração e gerenciamento de todas as atividades logísticas (interna e externa) das empresas, desde os fornecedores até os consumidores finais, criando assim uma cadeia de suprimentos.
O termo “Supply Chain Management” foi usado pela primeira vez em 1982 por Keith Oliver durante uma entrevista: “Supply chain management (SCM) é o processo de planejamento, implementação e controle das operações da cadeia de suprimentos com o objetivo de satisfazer os requisitos do cliente da forma mais eficiente ...
A cadeia de suprimentos também é conhecida no Brasil pelo seu equivalente em inglês, supply chain. Conceitualmente, ela pode ser definida como um sistema de organizações, pessoas, atividades, informações e recursos envolvidos na atividade de transportar produtos ou serviços dos fornecedores aos clientes.
Uma cadeia de suprimentos responsiva é aquela que consegue atender a demanda do cliente assim que lhe é requisitada. Por outro lado, esta movimentação pode ter aumento de gastos, o que torna a cadeia menos eficiente. Eficiente é a cadeia que melhor consegue gerenciar produção e custos, com foco no valor.
A velocidade em cada etapa da cadeia é a chave para seu sucesso, uma vez que auxilia na redução de estoques, no baixo custo e na satisfação do cliente. A cadeia de suprimentos se inicia nos produtores, que fornecem insumo aos fabricantes, que finalizam o produto e enviam ao distribuidor.
A logística controla os processos de distribuição e os internos. Já a cadeia de suprimentos monitora os processos internos e externos, inclusive a gestão de todo o ciclo. Portanto, a relação entre os dois elementos é fundamental para os resultados positivos da empresa.
No que tange às operações logísticas, as mesmas puderam ser divididas em três macroprocessos: abastecimento, planta e distribuição.
Fluxos Logísticos – O que é isso? Fluxos Logísticos nada mais é do que o conjunto de processos fundamentais que as empresas aplicam com o objetivo de aperfeiçoar o processo, reduzir o tempo de produção, reduzir custo e ganhar competitividade.
Macroprocessos logísticos: 1) Logística de entrada (inbound logistics): Cuida dos processos de entrada de materiais e produtos e a relação com os fornecedores. ... 3) Logística reversa: Cuida do fluxo inverso de produtos e materiais. É o processo de entrada de produtos, materiais e resíduos a partir do cliente.
Também chamado de “Transporte Interno” a movimentação de materiais diz respeito ao movimento de produtos dentro de uma pequena área. Dentro de uma fábrica, por exemplo, isso significa toda a movimentação com o objetivo de repor a matéria-prima da linha de produção e o transporte para diferentes setores ou galpões.
O modelamento dessa etapa coloca luz sobre as atividades ligadas ao transporte, à disposição de equipamentos e à organização geral. Tudo o que tiver a ver com a operação interna do armazém precisa ser relevado nesse processo, como a integração de sistemas, a troca eletrônica de dados e toda a definição de tarefas.
Quais são as etapas do fluxo de materiais no armazém?
Em uma empresa, a expedição logística é o departamento responsável por todos os aspectos de envio de mercadorias. ... Uma boa gestão da expedição logística é capaz de reduzir custos, diminuir desperdícios e trazer melhores resultados.
Processo de Expedição Esta é a última etapa operacional da armazenagem e responsável por conferir e despachar as mercadorias para a empresa responsável pelo transporte. ... O processo de conferência pode ser manual ou com automação.
No cargo de Auxiliar de Expedição / Logística se inicia ganhando R$ 1.
Assim, é importante preencher os espaços vazios e redobrar a proteção de artigos sensíveis com papel ou plástico bolha, que amortecem impactos. As caixas também devem ser bem lacradas, etiquetadas e acompanhar a nota fiscal do produto.
Manter o espaço sempre limpo, seco e arejado também faz toda a diferença para manter a integridade e qualidade dos itens. Aqui, ainda é importante reservar um espaço para guardar as embalagens e os pallets plásticos. Afinal, esses são itens que fazem parte do estoque e que ajudam a otimizar o processo logístico.
Quais os cuidados necessários com o armazenamento de cargas?
a movimentação de materiais não deve ser feita em pisos escorregadios ou molhados. A empresa deve providenciar cobertura adequada para evitar acidentes.
Arrumação e limpeza dos armazéns Manter todos os itens em seus locais corretos; Verificar a fixação de prateleiras e da estrutura de armazenagem; Acondicionar de forma correta objetos de maior dimensão ou cortantes; Evitar material inflamável, óleo ou outros líquidos tóxicos derramados.