Regiões da Europa
A região norte apresenta basicamente três unidades de relevo: planície, depressão e planalto. Em todo território são identificadas diversas altitudes, no entanto, grande parte da região é constituída por uma topografia plana.
Existem diferentes características de relevo (planícies, depressões e planaltos aplainados) na região Norte, entretanto, o que predomina é uma superfície bastante plana, ou seja, as planícies.
Resposta. O relevo dominante da Região Norte é a planície, chamada de Planície Amazônica, que fica localizada entre dois planaltos. Nas margens do Rio Amazonas. Ao norte da região, temos o Planalto das Guianas, onde encontramos algumas serras, localizando-se o Pico da Neblina, o ponto mais alto do país.
A extensa área da região Norte abriga diferentes tipos de relevo, com a predominância das áreas de depressão, seguidas por planaltos e planícies. A região Norte é a maior do Brasil e compreende os seguintes estados: Amazonas, Rondônia, Roraima, Acre, Amapá, Pará e Tocantins.
As principais atividades econômicas da região norte são: Indústria,extrativismo vegetal,e pecuária bufalina.
A Economia da Região norte do Brasil baseia-se nas atividades industriais, de extrativismo vegetal e mineral, inclusive de petróleo e gás natural, e a agricultura, além das atividades turísticas.
Na Amazônia, essa taxa é crescente em função de uma dinâmica voltada para atender demandas do mercado externo. Isso impulsiona atividades econômicas como a extração de madeira, a pecuária e, mais recentemente, a agroindústria. A Floresta Amazônica está sendo devastada como se não houvesse o risco de acabar.
O Pará foi o estado que mais devastou áreas da Floresta Amazônica, que mais destruiu áreas verdes, concentrando 42% das derrubadas. As regiões mais pressionadas foram terras públicas e áreas de proteção ambiental invadidas por madeireiros e garimpeiros.
Entre as principais causas do desmatamento da Amazônia, podem-se destacar a impunidade a crimes ambientais, retrocessos em políticas ambientais, atividade pecuária, projetos de extração de madeira, mineração, estímulo à grilagem de terras públicas e a retomada de grandes obras.
Em relação a Amazônia que é a maior floresta tropical do mundo e responsável por abrigar uma enorme diversidade de fauna e flora, podemos dizer que as principais atividades econômicas associadas ao desmatamento são a exploração da madeira e a pecuária.
Resposta: desmatamento na Amazônia brasileira tem como as principais causas direta a pecuária, e a agricultura de larga escala e Agricultura de corte e queima.
Consequências do desmatamento
As principais atividades estão ligadas à produção de papel, com a derrubada de árvores para tal. Podemos ainda citar a produção da soja, além do desmatamento para fins pecuários, isto é, para promover o cultivo de bovinos na região, por exemplo.
Resposta. Queimadas, incêndios, efeito estufa, prejuízos ao meio ambiente etc.. Eles são responsável pela destruição ou modificação significativa em florestas, matas e outros tipos de formações vegetais.
Resposta: O desmatamento proporciona uma série de prejuízos ao meio ambiente. Dentre eles está a perda da biodiversidade, a degradação do solo, redução da umidade do ar, o aterramento de rios e lagos e desertificação.
Resposta. Resposta: diversas alguns exemplos são: queimadas, poluição, tráfico de animais,derrubada para construções, etc.
Resposta
As principais consequências que os seres vivos podem sofrer com o desmatamento das florestas, são: - Perda da biodiversidade que torna especies escassas ou inexistentes, contribuindo para extinção de muitos animais.