O povo ficou em Gilgal para celebrar a primeira Páscoa na nova terra (Josué 5:10), e mais tarde vieram juntos a esse lugar para dividir a terra que Deus lhes havia dado (Josué 14:6). Gilgal, como Betel, representava a presença de Deus entre os israelitas. Gilgal é o lugar da Aliança, é o lugar de formar profetas.
Para o segundo memorial, Josué levantou também doze pedras no meio do Jordão, exatamente no lugar do assento dos pés dos sacerdotes que levavam a Arca do Concerto (v. 9). Esses monumentos serviriam de sinal do poder de Deus entre eles.
30 metros
Do hebraico, Jordão significa “aquele que desce” ou ainda “lugar onde se desce”. Suas margens são aproveitadas nas regiões por onde passa, para a agricultura. ... O nível de salinidade do Rio Jordão é baixo, mas aumenta na medida em que a distância entre o rio e o mar da Galileia, assim como do mar morto, diminui.
Nos rios Abana ou Farpar Naamã pareceria estar tomando um banho normal sem nenhuma objeção… Mas, era seu coração quem queria escolher aquele destino! ... Toda a beleza aparente dos rios de Israel não era capaz de prover aquilo que Naamã precisa, mas através das águas sujas do Jordão Deus queria operar o milagre.
O rio Jordão (em hebraico: נהר הירדן, nehar hayarden; em árabe: nahr al-urdun) é um curso de água de grande importância religiosa que se situa em Israel, formando o talvegue do Vale do Jordão, a fronteira natural entre Israel e a Jordânia. Jordão significa aquele que desce ou também lugar onde se desce (bebedouro).
Na nossa vida temos muitos desafios, seja na família, no trabalho, mas precisamos atravessar o Jordão, ou seja, tomar posse da promessa do Senhor que foi dada a Abraão há 500 anos da época de Josué. ... Assim como o povo de Israel, chegou o momento de atravessarmos o Jordão.
Jesus encontrou João Batista anunciando a palavra de Deus nas margens do rio Jordão e lá foi batizado por ele, marcando o início de seu ministério. O local de batismo turístico oficial de Israel é onde o mar da Galileia flui para o rio Jordão.
O Rio Jordão nasce nas encostas do Monte Hermon. Forma o mar da Galiléia, delimita boa parte da fronteira entre Israel e a Jordânia e deságua no Mar Morto. É um rio sagrado e necessário.
Os constantes mergulhos na água do Rio Jordão entregam que ali, em Qasr al-Yahud, teria sido o local onde Jesus Cristo foi batizado. Segundo a tradição católica, foi nas águas daquele Rio que João Batista realizou o primeiro sacramento no filho de Deus.
Jericó
Rio Jordão
Jesus só foi batizado quando TODO o povo foi batizado (Lc 3:21), no ano 33, quando tinha 46 anos de idade. Por "todo" entenda-se àqueles israelitas que deveriam ser batizados por João Batista, segundo a escolha do Espírito Santo.
Estavam inventadas as relíquias sagradas: corpos dos mártires e santos - normalmente seus ossos, mas também cabelos, unhas, sangue, lágrimas -, ou os objetos por meio dos quais foram martirizados: cruzes, pregos, lanças, setas, correntes.
Basílica de San Isidoro de León