1. Cutucar e arrancar a casquinha pode te fazer ter uma cicatriz eterna. Com o hábito, é comum que vá aprofundando e aumentando a ferida. Isso pode transformar o machucado em uma marca que te acompanhará para o resto da vida.
Se não houver infecção, a crosta ou casca precisa sair para que a ferida cicatrize completamente. Não adianta arrancar, ela sairá quando houver pele por baixo dela. Mas se a crosta ficar muito dura e seca, o corpo não consegue eliminá-la e ela funciona com uma rolha que não deixa a ferida curar.
A profissional esclarece que a cicatrização é um processo muito particular, mas que, de modo geral, ela começa a descascar ao final da primeira semana após a tattoo, o que vai acontecer durante 3 a 4 dias.
A ferida coça quando esta sarando pelo processo de cicatrização e regeneração da pele. Alguns cientistas atribuem a culpa a uma substância chamada histamina, que é liberada em resposta a uma possível ameaça e que está presente nas crostas das feridas.
Os terminais nervosos são estimulados e sentimos a dor, que aumenta de acordo com a gravidade da inflamação. Quando a cicatrização tem início, a inflamação vai diminuindo aos poucos e o incômodo também, até se transformar apenas em uma coceira. É sinal que o local ainda não desinflamou totalmente.
Nos dois primeiros dias após o procedimento, é possível perceber a formação de casquinhas no local de aplicação. Após 5 dias, essas casquinhas tendem a se soltar e iniciar o processo de clareamento da micropigmentação.
Em alguns casos de problemas de pele o pigmento tende a sumir ou expandir demais. Se a cliente possui algum desses problemas, o ideal é consultar um médico antes de realizar o procedimento.
Limpeza. Nas primeiras três horas após o procedimento, o ideal é não molhar a região da sobrancelha. No restante do primeiro dia, faça a limpeza da pele aplicando água boricada ou soro fisiológico.
- Após as primeiras 48 horas do procedimento, pode-se lavar o rosto no máximo duas vezes por dia, com sabonete neutro; - Não esfoliar a pele micropigmentada. Nada de coçar ou remover as casquinhas!
Segundo a profissional Simone Pertusatti da unidade Pres. Taunay é muito importante, após cinco horas do procedimento, não molhar a área onde foi realizada a micropigmentação. Não frequentar saunas e piscinas, evitar atividade física intensa e até a recuperação total não utilizar esfoliante e nem produtos ácidos.
Não frequentar sauna, piscina e mar, nos primeiros 15 dias. Não usar maquiagem até a completa cicatrização. Não utilizar cremes com ácidos no local. Não ingerir bebidas alcoólicas por 48 horas.
30 dias
Uma das formas de corrigir o problema começa com a aplicação de um despigmentante, que vai remover a coloração do pigmento aplicado. Assim, um novo procedimento de correção pode ser efetuado, redefinindo o tamanho, a cor e o formato das sobrancelhas.
Uma Micropigmentação pode durar cerca de 2 anos – ou mais porque não sai completamente, depende da pele e dos cuidados que a cliente tenha mas sempre fica um resquício. Isso depende da mão do profissional que dá a profundidade no procedimento assim como o pigmento e a resposta da sua pele ao procedimento.
Nas primeiras 24 a 48 horas após o procedimento, é formada uma crosta suave nas sobrancelhas para que se dê início o processo de cicatrização. Após cinco dias, essa camada começa a soltar sem deixar marcas e é natural que a cor clareie bastante do tom inicial, o que tende a desesperar muitas clientes.
Falhas. Elas podem ser da própria sobrancelha ou causadas durante a depilação. A designer de sobrancelhas Fátima Bahia ensina um truque para disfarçá-las: "passe um lápis específico para sobrancelhas até os pêlos crescerem. Outra forma é usar sombra de olho com pincel duro e ir preenchendo o local das falhas".