Segundo ele, estudos mostram 57% dos usuários podem desenvolver dependência química, uma vez que a testosterona injetada interrompe a produção interna da substância. "Mesmo que o indivíduo pare de usar a medicação, a glândula fica bloqueada e ele sofre com deficiência hormonal. Acaba, então, usando mais.
A injeção de testosterona é um medicamento indicado para pessoas com hipogonadismo masculino, que se caracteriza por uma doença em que os testículos produzem pouca ou nenhuma testosterona. Apesar do hipogonadismo masculino não ter cura, os sintomas podem ser atenuados com reposição hormonal.
Exercício físico e Testosterona Atividade física pode aumentar seus níveis de testosterona por 15 a 30 minutos após o exercício. Mais importante, beneficia a produção hormonal no longo prazo por melhorar a composição corporal e reduzir a resistência à insulina.
A fração da testosterona livre irá determinar a sua meia-vida. A meia-vida do cipionato de testosterona quando administrado por via intramuscular é de cerca de oito dias.
Tem uma meia-vida de aproximadamente 6 a 7 dias (de acordo com a classe de carbonos de sua composição) e seu poder anabólico revela se em dosagens acima de 200mg por semana. No Brasil, o decanoato de testosterona é encontrado na composição do fármaco Durateston, junto de outros ésteres de testosterona.