Veja alguns exercícios para os oblíquos que podem ser feitos em casa:
O transverso do abdômen é um músculo profundo, que lembra o formato de uma “cinta” ao redor do abdômen, sendo assim sua ação principal é a estabilização da coluna lombar, impedindo micro movimentos lesivos, durante todos os movimentos da coluna, além disso, ele aumenta a pressão intra-abdominal e isso ajuda a diminuir ...
O músculo oblíquo interno fica localizado profundamente ao oblíquo externo e origina-se a partir do ligamento inguinal, crista ilíaca e fáscia toracolombar. Suas fibras dirigem-se superiormente e anteriormente para se inserirem nas cartilagens costais da 9a até a 12a costelas e na linha alba.
Músculo Oblíquo Interno do Abdome Recobre a face anterior e lateral do abdome, está situado entre dois músculos, o m. obliquo externo do abdome e o m. transverso do abdome. Algumas de suas fibras se continuam com o funículo espermático para formar o m.
A Linha Alba É uma linha branca e bastante robusta localizada entre os dois retos abdominais, na linha mediana. É formada pela união das aponeuroses dos músculos obliquo interno, externo e transverso com as aponeuroses desses músculos do lado oposto. Estende-se desde o processo xifóide até a sínfise púbica.
A linha alba é uma aponeurose do músculo reto do abdômen com tendões finos procedentes dos oblíquos, e do transverso do abdômen, que atravessa, de forma medial, os dois retos anteriores abdominais. Durante a gravidez, esta distância aumenta de forma natural e gradual, à medida que avança a gestação.
Normalmente a partir do segundo trimestre da gravidez a linha começa a aparecer. Ela é uma faixa marrom escura, que risca o meio o abdômen, entre o umbigo e a região pubiana. Esta faixa é chamada de linea alba. Quando ela escurece na gravidez, é denominada linea nigra.
Só com liberação médica, o que deve ocorrer em cerca de 40 dias, a mulher pode - e deve - começar a se exercitar e ir aumentando a intensidade de forma gradual. - Quando a mulher faz diástase na gestação, deve ficar com algum afastamento dos retos mesmo depois.
Você deve ser avaliada por um cirurgião geral. A diástase pode ser também avaliada por um fisioterapeuta, pois se sua diástase for leve, com exercícios e técnicas adequados, por um fisioterapeuta especialista nesse assunto, vai auxiliar para melhora desse afastamento do músculo abdominal.
Durante o tratamento para corrigir a diástase abdominal também é recomendado: