A incompatibilidade de Rh ocorre quando uma gestante tem sangue Rh negativo e o feto tem sangue Rh positivo. A incompatibilidade de Rh pode resultar na destruição de glóbulos vermelhos do feto, por vezes, causando anemia, o que pode ser grave.
Mulheres que têm sangue do tipo O, A, AB ou B negativos precisam ficar atentas na hora de serem mães, alertam especialistas.
Serão feitos exames para Hepatite B e C, Sífilis, Doença de Chagas, AIDS e para detecção dos vírus HTLV I e II, conforme legislação vigente. Existem, no entanto, doenças que podem ser transmitidas pelo sangue a quem for recebê-los, para os quais não são feitos exames.
. Existe a possibilidade fazer doação de sangue sem ir a hemocentros. Para isso, Fundação Pró-Sangue disponibiliza Coletas Externas - ou seja, centros itinerários de doação de sangue em empresas, universidades, escolas e comunidades.
Diminui o risco de câncer Além disso, sabe-se também que durante a doação de sangue há uma baixa na reserva de ferro do nosso organismo. E, isto, favorece para a redução dos riscos do doador desenvolver algum tipo de câncer, como de fígado, pulmão e de garganta.