A perspectiva Life-Span é um importante marco teórico no estudo do envelhecimento, uma vez que colaborou para mudar a concepção de que o idoso é um ser passivo e doente, ressaltando a possibilidade de desenvolvimento durante todo o curso da vida.
União dos conhecimentos da psicologia e da gerontologia — ramo que estuda o envelhecimento humano —, a Psicogerontologia cuida dos aspectos psicológicos deste processo, analisando os efeitos que o “tornar-se velho” ou “tornar-se velha” pode causar nas pessoas e orientando-as corretamente para um envelhecer benéfico.
Os sete princípios da abordagem desenvolvimento do ciclo de vida são: ... Influências relativas de mudanças biológicas e culturais sobre o ciclo de vida. O desenvolvimento envolve mudança na alocação de recursos. O desenvolvimento revela plasticidade.
As mudanças em comportamentos e atitudes dos idosos provêm de ação educativa que respeita os valores e crenças, compartilha os saberes dos idosos e propicia um espaço em que todos aprendam, ensinem e produzam novos conhecimentos ao levar em conta os aspectos do envelhecimento.
Outro conceito central da perspectiva Life-Span é o de plasticidade, que se refere ao potencial de mudança de um indivíduo e à sua flexibilidade para lidar com novas situações (Baltes, 1987).
Numa forma abrangente, plasticidade neural pode ser definida como uma mudança adaptativa na estrutura e nas funções do sistema nervoso, que ocorre em qualquer estágio da ontogenia, como função de interações com o ambiente interno ou externo ou, ainda, como resultado de injúrias, de traumatismos ou de lesões que afetam ...
A plasticidade ontogenética confunde-se com o próprio desenvolvimento, pois seus mecanismos celulares são semelhantes aos mecanismos do desenvolvimento normal. ... A modificações no número e na forma das sinapses e das espinhas dendríticas são denominadas Plasticidade Funcional .
Quando uma criança sofre uma lesão no cérebro, as células nervosas sadias assumem as tarefas das que foram destruídas. Isso se chama plasticidade neuronal. Em Brasília, um centro especializado usa exames de altíssima tecnologia para acelerar essa incrível habilidade do cérebro.
Plasticidade sináptica Quando empreendemos novas experiências e aprendizagens, o cérebro estabelece uma série de vias neurais. Essas vias neurais, ou circuitos, são rotas feitas de neurônios interligados. ... A comunicação entre os neurônios relevantes é facilitada e a cognição é cada vez maior.
A neuroplasticidade ou plasticidade neural é definida como a capacidade do sistema nervoso modificar sua estrutura e função em decorrência dos padrões de experiência, e a mesma, pode ser concebida e avaliada a partir de uma perspectiva estrutural (configuração sináptica) ou funcional (modificação do comportamento).
A plasticidade cerebral é a capacidade de aprender através de estímulos do ambiente, de experiências e de um mediador. Quanto mais experiências, maior a capacidade de aprender, mais conexões o cérebro realizará. ... Isso significa qualquer pessoa poderá modificar suas capacidades e sempre aprender o novo.
As alterações funcionais e neuroquímicas envolvidas produzem modificações mais ou menos permanentes no Sistema Nervoso Central, e isto é aprendizagem. O ato de aprender é um ato de plasticidade cerebral, modulado por fatores intrínsecos (genéticos) e extrínsecos (experiência).
A plasticidade neural ou neuroplasticidade é a capacidade de organização do Sistema Nervoso frente ao aprendizado e a lesão. Esta organização se relaciona com a modificação de algumas conexões sinápticas. ... Para ele, o processo de recuperação depende da reorganização de circuitos que foram separados pela lesão.
4 dicas para treinar a plasticidade do cérebro
Hábito da leitura, praticar atividades físicas, alimentação saudável, aprender outros idiomas, aprender instrumentos musicais, são fatores que estimulam a sinaptogênese e neurogênese (neuroplasticidade em geral) permitindo com que esse indivíduo tenha uma capacidade e habilidade mais rápido de aprendizado [1,2,5,6].
Confira algumas que podem te ajudar:
Então, se você quer aumentar sua capacidade cerebral, siga as dicas abaixo e se prepare para exercitar a mente:
Outras possíveis causas da privação de oxigênio para o cérebro incluem hipotensão arterial , complicações anestésicas durante cirurgia, asfixia , envenenamento por monóxido de carbono , inalação de monóxido de carbono ou de fumaça, deslocar-se a grandes altitudes (acima de 2.