A principal causa da TPM é a alteração hormonal durante o período menstrual, que interfere no sistema nervoso central. Parece existir uma conexão entre os hormônios sexuais femininos, as endorfinas (substâncias naturais ligadas à sensação de prazer) e os neurotransmissores, tais como a serotonina.
Como evitar a TPM?
Dicas para melhorar o seu humor na TPM
A diferença é que a TPM é algo que aparece cerca de uma semana, cinco, dez dias antes mulher menstruar e depois desaparece. Quando o fluxo começa, os sintomas da TPM começam a desaparecer”. Já a depressão é a perda do prazer em viver, muitas vezes sem relação com um fato triste.
Os antidepressivos mais indicados pelo médico para controlar a TPM são os inibidores da recaptação da serotonina (IRSS) que incluem fluoxetina, sertralina e paroxetina.
Alimentos que pioram os sintomas da TPM Café - muita cafeína pode desidratar o corpo; Álcool - o motivo é o mesmo do café: a desidratação vai aumentar os sintomas da TPM; Alimentos ricos em açúcar - eles fazem a pessoa ficar muito cansada e não são nada saudáveis.
Quando a TPM é uma doença Algumas mulheres sofrem com sintomas tão fortes durante a TPM que podem ser incapacitantes, nesse caso é classificada como uma doença chamada de desordem disfórica pré-menstrual. "Em alguns casos pode ser que ela nem consiga levantar da cama, de tanta dor", diz a ginecologista Carolina.
A TPM tipo A está relacionada com a ansiedade. Isso porque há a queda do hormônio estrogênio, que ajuda a baixar a tensão, e maior liberação de adrenalina e cortisol, dupla que contribui para o estresse.
Estresse e ansiedade Estresse ou ansiedade excessivos podem afetar negativamente a sua produção hormonal, que é regulada pelo hipotálamo, uma parte do cérebro. O estresse pode, inclusive, fazer com que você não ovule em determinado ciclo, suspendendo a menstruação neste mês.
A oscilação de temperatura é a causa de as mulheres sentirem mais frio que os homens, principalmente em ambientes refrigerados artificialmente. O friozinho a mais que, às vezes, chega a ser considerado frescura pelos homens, é provocado por alterações durante o ciclo menstrual.
Sentir-se mais cansada que o habitual e sem energia quando está com o período está longe de ser apenas uma manifestação de desconforto com os sintomas associados à menstruação – hemorragias, inchaço e cãibras.
“Algumas pessoas podem ganhar até mais de dois quilos durante seu período menstrual”, aponta Lauren Streicher, professora de obstetrícia e ginecologia da Northwestern University Feinberg School of Medicine e diretora médica do Center for Sexual Medicine and Menopause at Northwestern Medicine (EUA).
É possível ficar muito acima do seu peso normal só por causa da retenção de líquidos. Aprenda estratégias inteligentes para desinchar
Cerca de uma semana antes da menstruação a barriga fica mais saliente e o inchaço pode durar, em média, até ao quarto dia do período, explica o médico. Isto acontece porque a progesterona ativa a produção de outra hormona, a aldosterona, que influencia o sistema renal e provoca a retenção de líquidos.