Segundo essa teoria, a diversidade da vida seria resultado da evolução biológica, que é a transformação dos seres vivos ao longo do tempo; As idéias mais consistentes sobre a evolução dos seres vivos foram propostas pelos naturalistas Charles Darwin (1809-1882) e Alfred Russel Wallace (1823-1913); ...
Em biologia, os sistematas são os cientistas que classificam as espécies em outros taxa a fim de definir o modo como eles se relacionam evolutivamente. ... O nome científico é aceito em todas as línguas, e cada nome aplica-se apenas a uma espécie.
O súber é um tecido de proteção, pluriestratificado, ou seja, formado por muitas camadas de células. Dessa forma, a periderme de uma planta é composta por feloderma, felogênio e súber. ... Plantas de regiões áridas possuem o súber bem desenvolvido, formando uma cortiça que funciona como isolante térmico.
Os tecidos vegetais estão organizados em três sistemas: sistema dérmico, sistema fundamental e sistema vascular. No corpo da planta, geralmente, o que se observa é a presença do sistema vascular sendo envolvido pelo sistema fundamental, o qual é envolvido pelo sistema dérmico, que reveste todo o corpo da planta.
1) Qual o tecido pluripotente e não diferenciado dos vegetais: * Câmbio. Meristema.
O que diferencia os meristemas dos demais tecidos vegetais, principalmente é: a espessura da parede celular e sua capacidade de crescimento e duplicação celular. Os tecidos meristemáticos, são tecidos com células embrionárias que possuem uma parede celular fina que permite o crescimento e a duplicação celular.
Os meristemas secundários ou laterais promovem o crescimento da planta em espessura. Eles são o felogênio e o câmbio. Responsável pelos tecidos vasculares secundários, o câmbio produz xilema e floema secundários, enquanto o felogênio origina a periderme, que substitui a epiderme, e é formado pelo súber e feloderme.
Os tecidos de sustentação são o colênquima e o esclerênquima. O colênquima é constituído por células vivas, alongadas e ricas em celulose. Estão presentes nas partes mais jovens das plantas, logo abaixo da epiderme. Confere flexibilidade aos órgãos vegetais.
O xilema e floema são tecidos condutores, constituintes do sistema vascular da planta, responsáveis pelo transporte e distribuição de substâncias ao longo do vegetal.
Resposta. Explicação: Tecido vivo formado por células anucleadas (elementos de tubos crivados) associadas a células nucleadas chamadas células companheiras; não apresentam paredes celulares com reforços de lignina; conduzem seiva elaborada (ou orgânica).
São classificados como condutores vegetais os seguintes tecidos:
Esses tecidos podem ser classificados em dois tipos: xilema e floema. Os tecidos condutores são os tecidos vegetais que apresentam como função primordial conduzir água e outras substâncias para todo o corpo da planta. A condução de substâncias ocorre por meio de dois tipos de tecido: o floema e o xilema.
As pteridófitas são chamadas traqueófitas ou plantas vasculares, o que é uma novidade evolutiva em relação às briófitas. Isso quer dizer que têm dois tecidos condutores diferenciados: o xilema e o floema.
Pteridófitas
Resposta. Colênquima e esclerênquima, tecidos vegetais de sustentação que podem ser comparados ao tecido ósseo humano, pois exercem a mesma função.
Os tecidos de condução das plantas são o xilema e o floema, responsáveis pela distribuição e condução de substâncias do vegetal, sendo o sistema vascular deles. ... Já o floema transporta a seiva elaborada, feita a partir dos sais transportados pelo xilema, que contém os componentes produzidos através da fotossíntese.
Xilema
O tecido mais comum no corpo da planta é o Colênquima. ... Ele atua preenchendo e armazenando substâncias no corpo da planta, além de realizar o transporte de substâncias de um extremo ao outro. Ainda, ajuda no crescimento, pois concentra-se principalmente nas extremidades novas.
Qualquer tecido vivo realiza respiração celular. ... b) Como são denominados os tecidos responsáveis por esse transporte e a qual a composição química das seivas por eles transportadas. Os tecidos são o xilema ou lenho e o floema ou líber. O xilema conduz a seiva mineral ou bruta (água e sais minerais).
Resposta. O xilema é o tecido responsável por garantir o transporte de água e sais minerais para todas as partes da planta. Esse tecido é considerado complexo, uma vez que é formado por diferentes tipos celulares.
Segundo a teoria da coesão-tensão, as moléculas de água são transportadas nos organismos vegetais através de finíssimos capilares condutores de seiva bruta (xilema), mantendo-se unidas por forças de coesão, formando uma coluna líquida contínua das raízes até as folhas.
Condução das seivas O xilema é o responsável pelo transporte da água e dos sais minerais captados pela raiz do vegetal (seiva bruta), já o floema transporta os nutrientes produzidos nas folhas (seiva elaborada) para toda a planta. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
As briófitas são avasculares, ou seja, não possuem vasos condutores de seiva. Nesse tipo de planta a condução, tanto a seiva elaborada quanto de seiva bruta, é feita diretamente de uma célula para outra, através de suas paredes.Um exemplo de planta briófita é o MUSGO.