Patch é um homem para o qual não existem limites, restrições e normas sociais, possui uma despreocupação, criatividade e alegria que contagia todos os pacientes, familiares e enfermeiras. ... "o médico deve melhorar a qualidade de vida do paciente e não apenas adiar a morte."
Lembro-me do filme “O Amor é Contagioso” que retratou a vida de Patch Adams, penso que o mesmo conceito deveria ser trazido para o mundo jurídico. A mensagem transmitida é de que os pacientes não deveriam ser tratados somente como números, mas como pessoas e, por isso, tratadas com dignidade.
Essa incapacidade de uma pessoa se colocar no lugar de outra, dá espaço à corrupção, à falta de palavra, à agressão, à luta pelo poder, a uma sobrevalorização do dinheiro e dos bens materiais e daí por diante.
A falta de empatia é uma situação que pode causar dificuldades na vida, sobretudo, nas relações humanas. Lembre-se que uma pessoa com esta caraterística pessoal não sabe se colocar no lugar das outras pessoas e, portanto, costumam ser egoístas e não ter em conta os sentimentos dos outros.
Uma pessoa com baixa empatia é incapaz de compreender uma situação sob um ponto de vista que não seja o dela mesma. Mesmo que outras pessoas envolvidas expliquem a situação sob outro olhar, esse indivíduo dificilmente compreenderá. Para a pessoa sem empatia, a única vítima das circunstâncias é sempre ela.
A falta de empatia empobrece a vida e os relacionamentos. Trata-se de um grande obstáculo reforçado pelo egoísmo, os estereótipos e os preconceitos. A falta de empatia é um grande obstáculo para um relacionamento harmonioso com os outros, mas também consigo mesmo.