⇒ Seleção direcional: é uma das formas mais simples de seleção natural. Ela seleciona um dos fenótipos extremos e é responsável pela maioria das mudanças fenotípicas que ocorrem durante o processo evolutivo. Imagine que exista uma espécie de peixe com indivíduos pequenos, médios e grandes.
Um bom exemplo de seleção direcional são bactérias que desenvolvem resistência a antibióticos. Os antibióticos agem seletivamente e favorecem bactérias resistentes ( que surgem por mutações).
Resposta: 1-Seleção direcional, disruptiva ou estabilizadora. 2-O uso em excesso de remédios faz com que as bactérias sofram alternações, ou seja, os antibióticos perdem o "poder" de ação sobre elas. 3-Bebês da espécie humana, a maioria deles nasce com um peso que varia entre 3 a 4 quilos.
A seleção natural é um importante mecanismo de evolução proposto por Darwin. Ela garante que os organismos mais aptos a viver em determinado ambiente sejam selecionados. A seleção natural é um dos principais mecanismos da evolução.
Já a Teoria Evolucionista, que propõe a evolução das espécies por meio da seleção natural conforme ocorrem as mudanças ambientais, é considerada muito importante exatamente por ter destituído a vida humana de qualquer superioridade em relação aos outros animais, abrindo caminho para a ciência moderna.