EQST

Como Contabilizado A Contraprestaço Do Bem Arrendado?

Como é contabilizado a contraprestação do bem arrendado?

47: Poderão ser computadas na determinação do lucro real da pessoa jurídica arrendatária as contraprestações pagas ou creditadas por força de contrato de arrendamento mercantil, referentes a bens móveis ou imóveis intrinsecamente relacionados com a produção ou comercialização dos bens e serviços, inclusive as despesas ...

O que é contraprestação do bem arrendado?

A contraprestação é o valor que deve ser pago pelo arrendatário no decorrer do contrato de arrendamento à arrendadora.

Como contabilizar arrendamento?

Segue as formas de contabilização do arrendamento mercantil financeiro anterior a Lei nº Valor Residual pago com as parcelas: o valor da prestação do arrendamento mercantil é debitado com uma despesa de aluguel. E o valor residual é registrado a débito no ativo imobilizado.

O que é arrendamento mercantil na contabilidade?

Arrendamento mercantil – ou leasing – é um acordo pelo qual o arrendador transmite ao arrendatário o direito de usar um ativo por um período de tempo, tendo como contrapartida o pagamento de um valor, à vista ou parcelado.

O que são operações de arrendamento mercantil?

Assim, Arrendamento Mercantil, também denominado “leasing”, é um negócio jurídico estabelecido entre uma pessoa jurídica denominada arrendadora, a qual concede um bem a uma arrendatária, pessoa física ou jurídica, a fim de utilização própria desta.

Quem pode contratar operações de arrendamento mercantil?

Art. 1º As operações de arrendamento mercantil com o tratamento tributário previsto na Lei nº. ... 13 deste Regulamento, estejam autorizadas a contratar operações de arrendamento com o próprio vendedor do bem ou com pessoas jurídicas a ele coligadas ou interdependentes.

Qual o prazo mínimo de duração do arrendamento mercantil operacional?

Exemplo mais comum: para veículos, o prazo mínimo é de 24 meses e para outros equipamentos e imóveis, o prazo mínimo é de 36 meses (bens com vida útil superior a cinco anos). Existe, também, modalidade de operação, denominada leasing operacional, em que o prazo mínimo é de 90 dias.

Como é feita a operação de Lease-back'?

O leaseback é uma forma de leasing, ou arrendamento mercantil, conhecida como “leasing de retorno”. Nele, a empresa vende um ativo operacional de alto valor (geralmente um imóvel) e o aluga de volta. Desta forma consegue obter recursos para o caixa do negócio e ainda utilizar o bem em questão.

O que é um arrendador?

Significado de Arrendador substantivo masculino Indivíduo que, mediante contrato, arrenda ou aluga imóveis. ... Etimologia (origem da palavra arrendador). Arrendado + or.

Como contratar um leasing?

Leasing trata-se de um contrato de arrendamento mercantil, ou seja, há o aluguel do carro por um período pré-estabelecido, onde o cliente faz a opção de compra pagando a taxa residual que corresponde a depreciação do veículo durante a locação.

Qual a diferença entre o arrendamento mercantil financeiro e operacional?

Arrendamento financeiro é o arrendamento que transfere substancialmente todos os riscos e benefícios inerentes à propriedade do ativo subjacente. Arrendamento operacional é o arrendamento que não transfere substancialmente todos os riscos e benefícios inerentes à propriedade do ativo subjacente.