Ele é composto por algumas fases, são elas: implantação; plantas de cobertura; planta baixa; cortes e elevações; e layout gráfico.
Como vimos ao longo do texto, a planta de situação traz informações sobre os arredores do lote, como nome de ruas, volumetria dos lotes vizinhos, entre outros detalhamentos da área onde o projeto será executado. Já a planta de localização traz uma visão apenas do lote onde será feita a construção.
Cumeeira: linha que se forma do encontro dos panos do telhado no topo da inclinação; Rincão: linha que representa o encontro inferior dos panos de telhado, onde se recolhem as águas; Espigão: une cumeeiras em diferentes alturas.
As principais partes envolvidas na representação de uma fundação são: as paredes, as vigas de fundação, o contrapiso, o piso e a hachura da terra. Da mesma forma que as paredes, as portas e as janelas podem ser representadas em corte quando interceptadas pelo plano de corte ou em vista.
É a denominação dada a toda e qualquer medida expressa em plantas arquitetônicas. É a linha onde marcam os pontos que limitam um ambiente ou uma parede, especificando nesta o seu valor, normalmente expresso em metros. O projeto que apresenta todas as cotas necessárias à sua execução é chamado de um projeto cotado.