Rangelia vitallié um protozoário do filo Apicomplexa, ordem Piroplasmorida, transmitido por carrapatos e que provoca uma doença em caninos conhecida como "peste de sangue" ou "nambiuvú".
A droga de escolha é a Tetraciclina, na dose de 2 a 4g/dia, VO, durante 10 dias, podendo ser usada de 4 a 6g, por via venosa, nas primeiras 48 horas, se houver gravidade. A Estreptomicina é um antibiótico bastante eficaz no tratamento da Peste, porem seu uso requer cuidado, pois pode causar intoxicação grave.
Tratamentos da doença do carrapato A erliquiose é tratada com antibióticos e outros medicamentos. Pode ser preciso fazer também o tratamento com soro e transfusão de sangue. Mas é importante ressaltar que apenas o veterinário pode fazer o diagnóstico e orientar os cuidados.
A doença do carrapato apresenta duas fases: a primeira delas é chamada de aguda. Já quando está em estágios mais avançados, é conhecida como crônica. Normalmente, a partir de 8 a 20 dias depois do contágio já é possível notar alguns sinais no corpo do pet.
Embora ela tenha uma fase com poucos sintomas, como a erliquiose, alguns dos rastros evidentes da doença do carrapato no cachorro são anemia, mucosas (gengiva, olhos e interior dos genitais) amarelas ou pálidas e insuficiência renal aguda, que causa sinais como pouca ou nenhuma urina e urina escura.
A doença do carrapato ou Febre Maculosa é transmitida através da picada de um vetor. Pessoa doente não transmite a infecção para outra pessoa.
Considerado um teste rápido, sendo sempre necessária sua repetição em check-ups anuais, o SNAP 4DX utiliza uma pequena quantidade de sangue e, fornecendo o resultado em alguns minutos, é possível verificar se o animal é positivo para uma ou mais das quatro doenças mais comuns transmitidas aos cães: a Erlichiose, a ...
É comum confundir os sintomas da doença do carrapato com os sintomas da Cinomose, por isso é sempre importante consultar um veterinário assim que seu cachorro se mostrar apático, triste, prostrado e diferente do normal. A doença é transmitida de um cão contaminado para um cão sadio através do carrapato.
Melhores Remédios para Carrapato e Pulgas: Produtos Orais
A parvovirose é causada por Parvovírus canino e é caracterizada pela diarreia sanguinolenta, vômito, anorexia, apatia. Já a cinomose é transmitida pelo vírus da cinomose canina, um Morbillivirus da família Paramyxoviridea que afeta espécies de carnívoros, entretanto, o cão é o mais acometido pela doença.
A medida que a doença evolui, a temperatura geralmente volta ao normal, quando então o animal morre por choque. Durante a fase de recuperação, os sinais clínicos regridem rapidamente dentro de 5 a 10 dias depois de seu aparecimento.