As crianças foram classificadas como anêmicas ou não anêmicas por critério clínico, registradas no verso do formulário, adotando-se os seguintes códigos: 1- mucosas normocoradas: ausência de anemia; 2- mucosas hipocoradas: presença de anemia.
Em geral, a temperatura normal média situa-se entre 36,7 e 37° C quando medida da boca, e é cerca de 0,6°C maior quando medida por via retal. Varia ligeiramente com o exercício e com extremos de temperatura do meio ambiente.
Em condições normais, nosso organismo tem a temperatura estável na média de 37º C. Quando despenca para 35 º C ou menos, ou seja, quando o corpo perde mais calor do que produz, há impactos fisiológicos, entre eles a diminuição do ritmo cardíaco e o abrandamento dos processos neurológicos.
A febre é uma temperatura corporal elevada. A temperatura é considerada elevada quando é superior aos 38 °C, conforme medida com um termômetro na boca ou mais alta que 38,2 °C, se medida por um termômetro no reto.
De acordo com a gravidade da hipotermia, ela é classificada em leve, moderada ou grave. Na hipotermia leve, o indivíduo apresenta uma temperatura central entre 35 ºC e 32 ºC. Na hipotermia moderada, por sua vez, a temperatura central está compreendida entre 31,9 ºC e 28 ºC.
A hipotermia é caracterizada pela temperatura corporal inferior a 35ºC, que acontece quando o corpo perde mais calor do que pode gerar, sendo normalmente causada pela permanência prolongada em ambientes muito frios.
Por isso, elaboramos uma pequena lista com alguns alimentos que o podem ajudar a manter-se quente, durante esta época.
O sangue é importante condutor de calor. Sendo assim, quando o corpo tende a esquentar, promove-se uma dilatação dos vasos periféricos facilitando a irradiação desse calor através da superfície do corpo. Quando o corpo sente frio, ocorre a vasoconstrição dos vasos, o que naturalmente diminui essa perda.
Lista de alimentos remosos
Os sete principais alimentos que causam espinhas
Os alimentos que devem ser evitados são principalmente aqueles ricos em açúcar, farinha branca e gorduras ruins, como:
Por ter um alto índice glicêmico, o chocolate estimula a produção de sebo pelas glândulas sebáceas, aumentando a oleosidade da pele e, consequentemente, pode piorar o quadro de espinhas e acne. Alimentos gordurosos, derivados do leite e doces são alguns dos responsáveis pelo agravamento do problema.
Tratamento para espinhas e cravos
Sabendo disso, veja os tratamentos caseiros para espinhas e suas manchas que podem ser eficazes:
A acne hormonal pode ser controlada com tratamentos tópicos específicos. Se você for mulher, uma opção é tratar diretamente a acne hormonal com a pílula anticoncepcional oral, que reequilibra os hormônios para uma pele limpa.
Usar pasta de dente para tratar espinhas, então, poderia irritar ou ressecar a pele. Além disso, a pasta de dentes pode criar uma reação em cadeia realmente desagradável. A pele propensa à acne reagirá à secura e irritação produzindo mais acne.
Como tira a oleosidade natural da pele, o organismo entende que precisa produzir mais sebo, o que aumenta o aparecimento de espinhas. O uso ainda pode intoxicar ou entupir mais os poros, aumentando a inflamação, tornando-a maior, mais dolorida e mais propensa a deixar manchas.
Não existe nenhuma prova científica de que o produto seque a espinha ou auxilie no tratamento desse problema que assusta os adolescentes. Mais do que isso, creme dental pode causar irritação na pele já que o mesmo não foi criado para esse fim.
Resolva o inchaço – “Indicamos a aplicação de gelo envolto em um tecido ou bolsas pequenas de gelo, por alguns minutos. O gelo é anti-inflamatório e faz desinchar a espinha rapidamente”, diz. Isso pode ser feito três vezes por uma hora, com 10 minutos de intervalo.