A natureza da pesquisa diz respeito à finalidade, à contribuição que ela trará à ciência. Quanto à natureza, as pesquisas podem ser classificadas como básicas ou aplicadas.
Vamos começar com a pesquisa básica (também chamada de pesquisa fundamental), ela consiste em trabalhos e pesquisas que buscam, principalmente, responder perguntas para ampliar o conhecimento que temos do mundo e tudo o que o forma.
Determinação da natureza da pesquisa
Para produzir uma pesquisa científica, o pesquisador deve seguir alguns dos elementos básicos do método científico, como por exemplo:
A iniciação científica é considerada uma atividade de vital importância para a formação de jovens pesquisadores, uma vez que dá ao aluno de graduação a oportunidade de ter o primeiro contato com a prática da pesquisa e ver a aplicação dos conceitos ensinados na sala de aula.
Por meio da pesquisa o aluno tem possibilidade de descobrir um mundo diferente, coisas novas, curiosidades. ... Outro ponto de grande relevância que o educador deve abordar é a conscientização de que uma pesquisa não é uma mera cópia e sim uma síntese de um conjunto de informações.
A pesquisa em saúde tem dado bons resultados. Alguns foram mencionados acima, inclusive o desenvolvimento de muitas vacinas, como a da pólio; medicamentos melhorados; diagnósticos eficazes com intervenções cada vez menos invasivas; e tantos mais.