A linguagem não literária tem como principal característica a informatividade. ... Ainda assim, a linguagem não literária apresenta características delimitadas, e seu principal objetivo é a criação de um discurso cuja principal preocupação é o objeto linguístico.
Na linguagem literária há preocupação com a escolha e a disposição das palavras, que acabam dando vida e beleza a um texto. A linguagem não literária é objetiva, denotativa, preocupa-se em transmitir o conteúdo, utiliza a palavra em seu sentido próprio, utilitário, sem preocupação artística.
A linguagem literária apresenta muitas especificidades. Entre elas estão a variabilidade, a complexidade, a conotação, a multissignificação e a liberdade de criação.
O texto literário é aprestado em uma linguagem pessoal, envolta em emoção, emprego de lirismo e valores do autor ou do ser (ou objeto) retratado. Já o texto não-literário tem como marca a linguagem referencial e, por isso, também é chamado de texto utilitário.
Linguagem mista Dizemos que a linguagem é mista, quando há um uso simultâneo da linguagem verbal e da não verbal para a construção da mensagem.
Linguagem verbal: também chamada de linguagem verbalizada, é expressa por meio de palavras escritas ou faladas. Linguagem não verbal: utiliza signos visuais, como, por exemplo, os gestos, postura, ilustrações, placas, músicas.
A relação existente entre a linguagem verbal e não verbal permite que o leitor entenda o sentido na fala do personagem, pois sem mostrar o elemento (torneira), o personagem Cascão não compreenderia do que se trata. A linguagem verbal é formada pela escrita, já a linguagem não verbal fica presente por meio do desenho.