A literatura de cordel trata-se de um gênero literário popular, que é caracterizado por rimas, de forma a poderem ser expressos em folhetos ou até mesmo por oralidade. Quando expressa por meio da oralidade, tem-se a recitação da literatura de cordel.
A poética do cordel
Podemos citar como os principais cordelistas brasileiros:
Resposta:formato das estrofes, o cordel utiliza as quadras, as sextilhas ou sextas, as septilhas ou sétimas, as oitavas e as décimas.
Apresentá-las ao gênero por meio de cordéis mais curtos, como os escritos em quadras (estrofes de quatro versos) ou sextilhas (de seis), é a melhor estratégia. Não fragmente o cordel. Durante o processo de alfabetização, é importante que os pequenos compreendam o texto em sua integralidade.
Como apresentar a literatura de cordel para as crianças
COMO ESCREVER UM CORDEL
A poesia de cordel tem algumas especificidades: é feita em sextilhas (estrofes de seis versos) e as rimas acontecem nos segundo, quarto e sexto versos. Cada verso deve ter sete sílabas, às vezes permitindo oito quando a última é átona. Os folhetos têm oito, 16 ou 32 páginas, em média.
Verificado por especialistas. O cordel pode-se apresentar em estrofes com estrofes de 6, 7 ou 10 versos. Não há limites para o número de estrofes.
Em cordéis, deve se ter no mínimo quatro estrofes.
A estrutura poética do cordel pode ser dividida em: sextilha, setilhas, quadra e décimas. A sextilha compreende a uma estrofe que pode ter de seis versos de até sete sílabas. A décima é uma rima que pode ter entre os 1, 2, 4, 6 e 10 versos. ... As setilhas tratam-se de estrofes de sete versos de sete sílabas.
Resposta: Geralmente, o cordel é escrito em forma de sextilha, estrofes de seis versos, com versos de sete sílabas poéticas. Obrigatoriamente, o segundo, o quarto e o sexto versos devem rimar entre si.
Cada linha de um poema representa um verso, já a estrofe é o conjunto de versos. Neste caso, a frase "Vou-me embora pra Pasárgada" é um verso, assim como "Lá sou amigo do rei" é outro verso, e assim por diante. O conjunto dos quatro versos formam uma estrofe.
Na literatura, o verso representa a linha do poema enquanto a estrofe é o nome dado ao conjunto de versos. O refrão ou estribilho são os versos que se repetem no final das estrofes.
Tipos de verso
São linhas de um poema É o elemento que define a poesia, em oposição à prosa. O grupo de vários versos com sentido completo é denominado de estrofe. Os versos podem dar ritmo, melodia e métrica a uma poesia podendo ser classificados de acordo com o número de sílabas métricas ou sílabas poéticas.
Escrevendo um poema em 10 passos
De maneira geral, a rima é feita entre um verso e outro, designando a repetição de fonemas (sons) idênticos ou semelhantes, geralmente, na sílaba final das palavras. Assim, quando pensamos no que é rima, logo pensamos na associação entre os fonemas das palavras que podem ser consideradas como pares nos textos.
o verso representa a linha do poema enquanto a estrofe é o nome dado ao conjunto de versos. O refrão ou estribilho são os versos que se repetem no final das estrofes.
Resposta. Verso é cada uma das linhas que constituem uma estrofe num poema. Estrofe é definida, na poesia moderna, como cada uma das seções que constituem um poema, ou seja cada agrupamento de versos, rimados ou não, com unidade de conteúdo e de ritmo. ... Estrofe - É o conjunto de versos.
Observa-se que em cada um dos versos existem cinco sílabas poéticas. ... As rimas do poema estão dispostas apenas com os versos 2 e 6 de cada estrofe.
b) Em cada estrofe há três versos, caracterizando as estrofes como tercetos. c) Cada verso possui onze sílabas poéticas, logo, são versos hendecassílabos. Lembre-se que as sílabas poéticas não são como as sílabas gramaticais, visto que nos poemas levamos em consideração a forma como as palavras são pronunciadas.
Dístico ou Parelha: estrofe formada por dois versos. Terceto ou Trístico: estrofe formada por três versos. Quarteto ou Quadra: estrofe formada por quatro versos. Quintilha, Quinteto ou Pentástico: estrofe formada por cinco versos.
Quantas estrofes ele apresenta? São 8 estrofes.
“O 'Adeus' de Teresa” é constituído por quatro estrofes de cinco versos, sendo que cada estrofe é separada por um verso único – um monóstico. O poema de Castro Alves é uma exaltação à beleza e ao erotismo da mulher amada, e a última estrofe revela a fidelidade dessa mulher.
Em "O 'adeus' de Teresa", o eu-lírico é um homem, é ele quem abandona, de início, a amada. Há, nesse poema, vários momentos do sujeito enunciador em relação à mulher amada. Na primeira estrofe, o eu-poético narra sua impressão a respeito da primeira vez que viu Teresa.