A Oração eucarística é “ápice de toda a celebração” (IGMR, 2009, n. 30); as orações presidências: oração do dia, oração sobre as oferendas e a oração depois da comunhão; e outras partes que estão previstas na estrutura ritual da celebração.
Isso é feito por um livro litúrgico chamado Missal, que possuí leituras próprias, com as orações que o celebrante deve utilizar na Celebração Eucarística. ...
Para cada missa, o missal apresenta, além de três orações presidenciais coleta, sobre as oblatas ou sobre as oferendas e depois da comunhão, as antífonas de entrada e da comunhão, as quais não sendo cantadas pela assembléia, é recitada as vezes por alguns sacerdotes.
As histórias se repetem porque estes três evangelhos se nutrem de uma mesma fonte. ... Assim quando Mateus escreve o seu evangelho ele conhecia o evangelho de Marcos, utilizando este evangelho (na leitura comparada entre os três se pode identificar), acrescenta elementos próprios e fatos de Jesus que julga interessante.
2020-2021 é o ano litúrgico B. Os dias de festas de santos celebrados em um país não são, necessariamente, comemorado em todos os lugares.
De acordo com a Carta Apostólica do Papa Paulo VI, a Quaresma vai da Quarta-feira de Cinzas até a Quinta-Feira Santa. Portanto, em 2021, o período se começa em 17 de fevereiro e chega ao fim em 03 de abril.
O Tempo Comum é o período mais extenso do ano litúrgico: 33 - 34 semanas distribuídas entre a festa do Batismo de Jesus até o começo da Quaresma e as outras semanas entre a segunda-feira depois de Pentecostes e o início do Advento.
cor verde
2020