A função social em um texto está diretamente ligada a informação, ou seja, ele tem como objetivo informar as pessoas sobre determinado assunto.
Resposta. Resposta: A-Mandado, interpelação.
Discurso Direto, Discurso Indireto e Discurso Indireto Livre são tipos de discursos utilizados no gênero narrativo para introduzir as falas e os pensamentos dos personagens. Seu uso varia de acordo com a intenção do narrador.
Tipos de Discurso Narrativo
A estrutura básica de um texto narrativo é formada pela introdução, pelo desenvolvimento e pela conclusão, ou seja, ele tem começo, meio e fim. Ao longo de uma estrutura narrativa são apresentados os principais elementos da narração: espaço, tempo, personagem, enredo e narrador.
Os gêneros de poesia são: lírico, satírico, didático, épico, ligeiro. O gênero lírico compreende o lirismo. Lirismo é a tradução de um sentimento subjetivo, sincero e pessoal. É a linguagem do coração, do amor.
A novela está situada entre os textos narrativos do gênero literário. Os três grupos – narrativo, lírico e dramático – foram definidos por Aristóteles e Platão na Grécia Antiga, o que possibilitou a sistematização dos textos de acordo com suas peculiaridades, fator que facilita os estudos no âmbito da Literatura.
Novela (do italiano novella: notícia; narração de acontecimento real ou imaginário), em português, é um gênero literário que consiste em uma narrativa de caráter breve, sendo, porém, considerado o gênero mediano entre o conto, de menor extensão, e o romance, de maior extensão.
Significado de Novela substantivo feminino Conto; pequeno romance; narração de aventuras. [Figurado] Enredo, engano, mentira.
Já a Novela, tem uma característica de cada: poucos personagens, mas, uma abertura maior para os temas e locais. Costumam ter entre 50 e 150 páginas.
* NOVELA: muitas vezes confundida em suas características com o Romance e com o Conto, é um tipo de narrativa menos longa que o Romance, possui apenas um núcleo, ou em outras palavras, a narrativa acompanha a trajetória de apenas uma personagem.
Parábola é uma pequena narrativa que usa alegorias para transmitir uma lição moral. As parábolas são muito comuns na literatura oriental e consistem em histórias que pretendem trazer algum ensinamento de vida.
Texto ficcional é um texto com historia e fatos inventados, ou seja, ficticios. Não tem vinculo com a realidade. Pode ser um romance, uma ficção cientifica, um suspense.
A história econômica e tecnológica é caracterizada pela sua razoável previsibilidade; a história da ciência e da matemática pela sua objetividade; e a terceira classe, que engloba a “história virtual” e a evolução biológica, pela sua vasta amplidão de possibilidades futuras.
Existe hoje uma pluralidade de meios de produção de narrativas digitais; são elas: narrativas interativas, histórias digitais, relatos digitais, narrativas multimídias ou narrativas multimidiáticas, que permitem também a criação não linear das histórias.