O grau de compactação ou compactação relativa pode ser um parâmetro útil e de fácil medição para indicar mudanças nos parâmetros físicos como macroporosidade, condutividade hidráulica, permeabilidade ao ar e resistência à penetração do solo (Carter, 1990).
A compactação do solo é um procedimento que aumenta a densidade do terreno onde será construída uma edificação. A partir disso, é possível garantir mais resistência e estabilidade para todas as etapas posteriores de um canteiro.
A compactação é definida como o aumento da densidade do solo em um mesmo volume com a redução da sua porosidade. Isso ocorre quando o solo é submetido a um grande esforço ou compressão, expulsando o ar dos poros e rearranjando as partículas.
Os sintomas visuais mais freqüentes notados em plantas cultivadas em solos compactados são: 1) emergência lenta da plântula; 2) plantas com tamanhos variados, tendo mais plantas pequenas que normais; 3) plantas de coloração deficiente; 4) sistema radicular raso e 5) raízes malformadas com maior incidência de pêlos ...
Esse termo, portanto, relaciona-se mais intimamente com os processos pedogenéticos, sendo comumente usado em levantamento e mapeamento de solos. Está distribuída em quatro categorias: rasa (200 cm).
Textura é a proporção relativa das partículas sólidas na massa do solo, ou seja, é a proporção relativa entre areia, silte e argila em um material de solo. Na fração silte encontram-se os minerais primários e, eventualmente, secundários. A tendência ao encrostamento também está relacionada à textura. ...
Diversos tipos de solo estão presentes no Brasil. Dentre eles, destacam-se latossolos, argissolos e neossolos. Juntos eles compõem aproximadamente 70% do território nacional.
O tipo de solo mais fértil é Terra Vermelha. Porque é um solo rico em ferro, formado pela decomposição do basalto.
O solo tchernozion é encontrado na Argentina e na Ucrânia. Trata-se de um solo escuro com grande concentração de matéria orgânica. Esse solo fértil é utilizado, principalmente, para o cultivo de trigo.
Argentina: entre os 3% dos solos mais férteis do planeta, conservação é o desafio do século. A incorporação de tecnologia e práticas de conservação permitiu quadruplicar a quantidade de grãos produzidos.
TCHERNOZION: trata-se de um solo altamente sedimentado e negro. É bastante fértil e encontrado, principalmente, nas planícies européias, próximas da Ucrânia. Sua principal importância é a agricultura. É considerado o solo mais fértil do mundo.
O que são (definição) Solos férteis são aqueles que possuem excelente qualidade para o plantio de gêneros agrícolas. Geralmente, são ricos em matéria orgânica ou elementos químicos naturais, que favorecem o desenvolvimento vegetal.
Intrazonais: são solos bem desenvolvidos, além de serem bastante influenciados pelo local e pelos fatores externos. Dividem-se em solos salinos e solos hidromórficos.