Se você estiver usando outro computador, é necessário copiar o arquivo e navegar até a pasta onde se encontra o arquivo. O nome do arquivo é o seu CPF mais as informações do ano, conforme exemplo: “SEU-CPF-IRPF-A-2020-2019-ORIGI. DEC”. Importação da declaração realizada com sucesso.
Como regularizar o Imposto de Renda dos anos anteriores?
Como declarar o Imposto de Renda atrasado Caso a pendência seja de prazos anteriores, o devedor deverá comparecer a uma unidade da Receita Federal. Pela internet, o interessado deverá baixar o programa do ano correspondente pelo site da Receita Federal.
Caso o contribuinte não declare o Imposto de Renda no prazo, ele deve enviar a declaração após o prazo no programa ou aplicativo da Receita Federal. Na sequência, vai receber um aviso de “Notificação de lançamento da multa” com informações e prazo para ele poder quitar a taxa e normalizar sua situação.
Para declarar imposto de renda atrasado é possível utilizar o programa da Receita Federal. Para isso, é necessário instalar o Java, caso ainda não possua no computador e, em seguida baixar o programa do órgão. Também é preciso atentar-se ao ano em questão, isso porque há um programa específico para cada ano-calendário.
Os contribuintes que perderam o prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2020 podem enviar o documento a partir de hoje (1º), com a incidência de multa por atraso. ... Para os contribuintes que têm imposto devido, a multa é de 1% ao mês até o máximo de 20% do imposto devido.
O que fazer para regularizar a situação? Quem perdeu o prazo para envio da declaração terá que baixar o programa da Receita Federal e mandar a declaração do Imposto de Renda. Assim que emitir a declaração, o contribuinte receberá a "notificação de lançamento de multa" e a Darf da multa.
Por meio do site da Receita Federal, é possível descobrir se a declaração enviada no prazo caiu ou não na malha fina. Após verificar a incoerência identificada pelo órgão, desse modo, há a possibilidade de corrigir informações e pendências.
Quem perdeu a data limite pode enviar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física a partir das 8h de hoje (1º). O contribuinte será multado em 1% do imposto devido por mês de atraso (limitado a 20% do imposto total) ou em R$ 165,74, prevalecendo o maior valor.
Ao acompanhar o status do envio, atualizado pela Receita Federal, também é possível verificar se você tem direito à restituição do Imposto de Renda. Para conferir se você é um dos contribuintes que receberão de volta o valor pago a mais pelo tributo, siga estes passos: Acesse o site da Receita.
O prazo final de entrega da Declaração de imposto de renda de 2021 foi adiado de 30 de abril para o dia 31 de maio, conforme instrução publicado hoje (9) pela Receita Federal no Diário Oficial da União (DOU).
Mas, felizmente, a Receita Federal anunciou um novo prazo para a declaração do Imposto de Renda de 30 de abril para 31 de maio.
30 de abril
Caso você seja obrigado e deixe de enviar a sua declaração, pode ser processado e até mesmo, investigado pelo crime de sonegação fiscal. A pena para esse crime é de 2 a 5 anos de reclusão, além de ter que pagar multa que corresponde ao valor do imposto devido acrescido de até 150% com juros Selic.