Podemos dizer que emulsificar gorduras significa misturar dois líquidos que normalmente não se misturam bem, no caso um hidrofóbico e um hidrofílico, como água e óleo. ... A emulsificação da gordura no organismo é promovida pela bile, que por sua vez é uma substância secretada pelo fígado.
A polpa de açaí não deve ficar em temperatura ambiente e nem na geladeira. O recomendado é manter o açaí congelado até a hora que for comer, ele deve ficar em temperatura de -18°C. Se você for comer na parte da manhã, o recomendado é deixar na geladeira na noite anterior.
Todo o processo consiste em mergulhar o açaí em água, sobre temperatura pré-determinada ou submeter o fruto ao vapor fluente ou superaquecido. Depois do branqueamento, o fruto é submetido ao resfriamento, evitando a contaminação de micro-organismos e a evitar a perca de textura.
O açaí deve permanecer congelado até o momento do consumo, e seu armazenamento deve ser feito em câmara fria ou em freezer, à temperatura de -18° C à -25° C (Fig.
Jornal da Unicamp. A polpa de açaí pode ficar estocada por cinco meses mesmo em temperatura ambiente, fora do congelador, garantindo-se sua conservação e sabor, segundo método estudado pela engenheira de alimentos Deise Alexandre.
quando exposto a temperatura ambiente por um período razoável de tempo, o açaí sofre um processo de oxidação, mudando da cor roxo vinho para marrom escuro. esse processo altera também o sabor – o açaí “azeda” – e a textura – o produto fica disforme, todo granulado, parece até areia.
Como se trata de um alimento muito calórico, em grandes quantidades o açaí pode levar a hiperglicemia, o aumento de açúcar no sangue, e problemas para quem é diabético, especialmente se ele for acompanhado por elementos muito engordativos, como xarope de guaraná e leite condensado.
De fato, o produto processado termicamente, pasteurizado ou esterilizado, inviabiliza a presença do Trypanosoma cruzi como causador da doença de Chagas, mesmo que seu DNA esteja presente.