Educação no campo é uma modalidade da educação que ocorre em espaços denominados rurais. ... Na educação no campo, é preciso considerar a diversidade contida nos espaços rurais, contemplando no currículo escolar as características de cada local, bem como os saberes ali presentes.
Uma das características específicas da Educação do Campo em relação às outras educações é o envolvimento com as questões de desenvolvimento e do território no qual ela se enraíza. ... São políticas de economia, educação, saúde, meio ambiente, ciência e tecnologia, trabalho etc.
Distinguir estes conceitos é relevante, uma vez que a Educação Rural e a Educação do Campo são concepções educacionais diferentes, sendo a Educação do Campo uma proposta consagrada por diversos movimentos sociais ligados ao campo, provinda da necessidade de “romper” com o modelo educacional rural até então utilizado.
O que caracteriza os povos do campo é o jeito peculiar de se relacionarem com a natureza, o trabalho na terra, a organização das atividades produtivas, mediante mão-de- obra dos membros da família, cultura e valores que enfatizam as relações familiares e de vizinhança, que valorizam as festas comunitárias e de ...
A escola do campo é assim definida por receber quilombolas, índios, pescadores, extrativistas, agrícolas, assentados, dentre outros, e não por localização espacial. Esta diversidade, constituída por 30 milhões de pessoas, extrapola os limites do “rural” ou do “urbano”.
Segundo Caldart (2004) o educador do campo deve ser “aquele cujo trabalho principal é o de fazer e o de pensar a formação humana, seja na escola na família, na comunidade, no movimento social” (p. ... Para a autora, a formação humana dos sujeitos é um dos focos principais na atuação dos educadores/professores.
Os conteúdos que devem ser contemplados na educação do campo são: os trabalhadores assalariados rurais e suas demandas por melhores condições de trabalho, a diversificação de produtos relativos à agricultura e o uso de recursos naturais, questão agrária e as demandas históricas por reforma agrária e a agroecologia e o ...
Dentre os princípios teóricos e metodológicos da educação do campo que devem orientar as ações das escolas do campo destacam-se: a formação humana em todas as suas dimensões como primazia do ato educativo; o compromisso com um projeto de sociedade, de campo e de agricultura familiar; promover uma leitura crítica e ...
Portanto, para garantir o processo de construção da Educação do Campo no Brasil, faz-se necessário pensar também sobre a construção da Escola do Campo, pois para que a escola garanta seus processos formativos vinculados a vida familiar, ao trabalho, ao ensino e pesquisa, a comunidade, aos movimentos sociais, as ...
Os princípios da educação do campo, explícitos pelo GPT, são os seguintes: a educação do campo de qualidade é um direito dos povos do campo; a educação do campo e o respeito às organizações sociais e o conhecimento por elas produzido; a educação do Campo no campo; a educação do campo enquanto produção de cultura; a ...
Segundo as Diretrizes Operacionais para a Educação no Campo - CNE/MEC, a educação do campo é uma concepção político pedagógica voltada para dinamizar a ligação dos seres humanos com a produção das condições de existência social, na relação com a terra e o meio ambiente, incorporando os povos e o espaço da floresta, da ...
São exatamente nossas raízes culturais, familiares, sociais, que nos distinguem dos demais e nos dão uma identidade de povo, de nação”. Percebe-se a importância de se conhecer as raízes da própria cultura para que haja a formação de identidade, no propósito de se definir enquanto cidadão sabendo situar-se na sociedade.
A zona rural é de fundamental importância para nossas vidas, pois nela são desenvolvidas as atividades agropecuárias, como o cultivo de vários alimentos (arroz, feijão, frutas, legumes, etc.) e a criação de animais (bois, vacas, porcos, entre outros).
1. A Educação do Campo identifica uma luta pelo direito de todos à educação. ... No: o povo tem direito a ser educado no lugar onde vive; Do: o povo tem direito a uma educação pensada desde o seu lugar e com a sua participação, vinculada à sua cultura e às su- as necessidades humanas e sociais.
A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.
8. Qual das etapas da educação básica, descritas abaixo é a que mais necessita ampliar o número de vagas visando à garantia do direito à educação? Ensino Fundamental.