Os corpúsculos de Negri, considerados patognomônicos da raiva, são inclusões intracitoplasmáticas em neurônios. São eosinófilas (róseas), redondas ou ovaladas, de tamanho variável, chegando ao de uma hemácia (7 mm). As hemácias são róseo mais claro e alaranjado.
A visão, o odor e o ruído dos líquidos que caem também provocam estes espasmos. Por isto a doença também é conhecida como hidrofobia. O agente infeccioso é o vírus da raiva, da família Rhabdoviridae e pertencente ao gênero dos Lissavirus que inclue quatro sorotipos: os vírus da Raiva, Lagos Bat, Mobola e Duvenhage.
Além disso, a mordida de morcego hematófago ao se alimentar é muito característica. A pele é arrancada com os incisivos e caninos e há sangramento intenso. O ferimento é muito diferente da mordida de morcegos não hematófagos que em geral são mais delicadas, apenas alguns furinhos na pele, com pouco sangramento.
Em caso de mordida de cachorro ou gato, o Ministério da Saúde recomenda que as pessoas procurem logo um posto de saúde para tomar a vacina contra a raiva. São aplicadas até cinco doses, dependendo do caso.
As possibilidades vão desde pegar uma infecção no local da mordida, que pode inflamar, ficar inchado e dolorido, até contrair certas condições graves, como a raiva. Se não for tratada, pode levar o paciente a óbito.
Assim que acontecer a mordida, você deve lavar a ferida com muuuuito sabão e água corrente por um período mínimo de cinco minutos. Depois, estanque o sangue com uma toalha limpa e procure ajuda médica. No hospital o médico vai fazer uma limpeza na ferida e receitar antibióticos, para combater a infecção.
A primeira regra para condicionar o cachorro a obedecer qualquer comando é: aja de acordo com o que você estiver falando. Ensinar o seu cachorro a ficar, por exemplo, e logo em seguida se afastar e manda-lo ir até você fará com que ele aprenda a desobedecer o que você estiver pedindo.
Para aprender como ensinar o cachorro a sentar: