Condução de Bola: A Condução de bola é o ato de conduzir a bola sobre seu domínio através da quadra de jogo. É possível fazer a condução de bola em linha reta ou com mudanças de direção (ziguezague). Tipos de condução: peito do pé; parte interna do pé; parte externa do pé; de bico e com a sola do pé.
Sobretudo a condução de bola é a forma de progredir com a bola por todos os espaços de jogo, ou seja, ao conduzir a bola em velocidade ou caminhando, o atleta deve estar sempre em condições de receber o passe, para dar seqüência ao jogo, contudo a condução de bola pode ser classificada quanto a sua trajetória, seja ela ...
Para Santos Filho (2002) a condução é a habilidade do jogador em controlar ou manter a bola sempre sob seu domínio. Sua condução poderá ser em linha reta, curva, em diagonal ou em ziguezague, porém sempre com movimentação solta e por meio de toques sucessivos.
Um exemplo é o desarme ou diminuir espaço/tempo de ação do portador da bola. Essa é uma maneira de impedir a progressão do adversário, proteger a baliza e recuperar a posse da bola. Uma boa contenção utiliza o espaço e o tempo à seu favor.
Coloque um atacante no final do corredor com a bola e coloque o zagueiro na metade do percurso. Diga ao atacante que ele deve tentar driblar o zagueiro e chegar ao outro lado sem sair de dentro do corredor. O zagueiro deve tentar roubar a bola e levá-la até o ponto inicial também sem sair do corredor.
Tire a bola do oponente só quando conseguir afastá-la De maneira justa e limpa. Por isso, ao dar o bote, movimente a perna. Como se fosse dar um passe, levando-a para o lado ou ainda na direção da bola. O melhor momento para isso é o erro do atacante, aquele passe errado ou instante de desequilíbrio.
A diferenca dos dois é que o drible é feito com a posse de bola no início do lance, já a finta é feita sem a posse bola e chamada também dedrible de corpo.
substantivo feminino [Esporte] Ação de desnortear o adversário em competição (futebol ou esgrima); drible. Ato de quem busca enganar outrem; ação ardilosa; logro. Etimologia (origem da palavra finta). Do italiano finta.
Peito, borboleta, livre e costas.
São tipos de finta: finta de deslocamento, com saídas para a direita ou para a esquerda; de giro; de giro de braço; de passe e de arremesso.
Para livrar-se da marcação, enganar ou desequilibrar o adversário, o jogador pode realizar uma ação de deslocamento com ou sem a posse de bola. Esse tipo de movimento é chamado de finta e é geralmente utilizado pelo jogador para se infiltrar na defesa ou obter uma melhor posição para receber um passe.
O drible: é quique da bola no sol. Finta: É fingir, enganar o adversário com algum drible ou outro fundamento. Ex: Fingir q vai arremessar a bola, correr, tocar.
Dessa maneira, existem três tipos básicos de drible: drible em velocidade, drible de controle e drible de mudança de ritmo. Primeiramente, o drible em velocidade, conhecido também como drible alto. Empurre a bola à frente, longe do corpo, esticando seus braços em direção ao chão.
o drible serve para vc enganar o seu adversário e passar sobre ele sem precisar fazer falta.
O drible é um fundamento que compreende o momento em que o jogador se desloca em quadra com a posse da bola, quicando-a sobre o solo com uma das mãos.
driblar [ gl ] Você sabe como se pronuncia driblar?
Passe é quando você passa a bola para algum de seus companheiros, chute é quando você chuta para o gol, ou para qualquer lugar da quadra.
O passe pelo chão é o mais utilizado em uma partida de futsal pela rapidez exigida do jogo: pelo chão a bola “corre” mais rápido e por isso tem menor possibilidade de ser roubada pelo adversário.
o domínio de bola faz parte da recepção ou seja quando o goleiro lança a bola e você consegue dominar a bola já o controle de bola tem haver com a condução a maneira como voce conduz e leva a bola,toca pro paceiro sem dificuldade.